Select Page

Memória do Futebol – Patrono do Caçapava – Nilvo Torres Dorneles

Dr. Júlio Domingos Grecca (Foto: Reprodução)

Todos os clubes tradicionais de futebol possuem a figura do Patrono, cuja escolha, geralmente, recai sobre figuras com relevantes serviços prestados ao seu clube do coração. Com o Caçapava Futebol Clube não foi diferente, pois ao longo de sua história o clube teve três patronos.

O primeiro deles foi o Dr. Rubens da Rosa Guedes, médico humanitário muito querido pela população da cidade, com relevantes serviços prestados não somente ao Caçapava mas a toda cidade. A cerimônia de posse foi realizada na sede do Caçapava, às 21 horas do dia 11 de outubro de 1947. A sede do clube estava tomada por grande número de torcedores, autoridades e imprensa. O Presidente do Caçapava, Sr. Ulisses Bitencourt, declarou empossado o Patrono, o qual foi saudado calorosamente pelos presentes. Em nome do clube fez uso da palavra o Sr. José Núbias. Em seu discurso, o Dr. Rubens agradeceu a escolha de seu nome para tão alto cargo em seu clube, prometendo fazer o que lhe fosse possível para o maior desenvolvimento do Caçapava.

O segundo patrono foi o Sr. Julio Domingos Grecca, Engenheiro Agrônomo, natural de Rosário do Sul. Dr.Júlio, como era respeitosamente chamado, foi figura estimadíssima pelos caçapavanos pela sua postura e caráter. Teve presença marcante na vida do clube, como dirigente, presidente e como torcedor. Sua posse no cargo de Patrono ocorreu no dia 21 de abril de 1969, em solenidade na sede do Caçapava. Em seu emocionado discurso, Dr. Júlio agradeceu a diretoria a escolha de seu nome para ocupar o lugar que havia sido de um grande amigo seu, o Dr. Rubens da Rosa Guedes, e por ter recebido de seu clube do coração a mais alta distinção que um torcedor poderia receber.

O terceiro e atual Patrono é o Sr. Adelino Lorenzoni, que foi empossado em um jantar festivo do Caçapava, realizado no Restaurante Meu cantinho no dia 17 de dezembro de 2015. O Sr. Adelino teve uma longa trajetória no clube, tendo sido jogador na década de 50, presidente, dirigente e presidente do Grande Conselho, órgão máximo deliberativo do clube. Na cerimônia, o novo Patrono recebeu uma placa comemorativa oferecida pelo clube, que lhe foi entregue pelo Sr. Zeno Dias Chaves, outro prócer do Caçapava Futebol Clube.

Nilvo Torres Dorneles
Pesquisador

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições