Select Page

O cafezinho que há 30 anos está no paladar dos servidores do Gabinete

O cafezinho que há 30 anos está no paladar dos servidores do Gabinete

Tia Zélia pretende descansar e curtir os netos Benjamin e Tiago

 

O cafezinho nosso de cada dia se tornou um vício, um costume. Uma xícara da bebida quentinha faz parte da rotina, seja em casa, na rua, no trabalho, é sempre uma boa pedida.

A caçapavana Zélia Teresinha Machado de Oliveira, chamada carinhosamente por Tia Zélia, entende bem de café e do hábito. Natural de Caçapava, 64 anos, casada, mãe de: Darlane, Gustavo, Augusto, ela trabalhou por 30 anos como servidora do município, local onde aposentou-se na sexta, dia 1º de fevereiro.

Tia Zélia entrou na Prefeitura como seletiva e mais tarde prestou concurso. O primeiro setor foi a secretaria de Obras, onde permaneceu por pouco tempo. Na administração de Roberto Antônio Machado, o Robertinho, a servidora foi transferida para o Gabinete de onde não saiu mais.

Ela já serviu pelo menos seis prefeitos: Jorge Abdalla, Otomar Vivian e Erli Vargas (por duas vezes); Roberto Machado, ZauriTiaraju e por último Giovani Amestoy. Tia Zélia conta que muitas personalidades políticas passaram pelo gabinete, como os ex-governadores Alceu Collares e Germano Rigotto. “Tanta gente importante passou pelo gabinete que não lembro o nome de todos”, recorda.

Tia Zélia era a primeira a chegar no prédio, sua rotina iniciava quando colocava a água para aquecer. Depois deixava o gabinete limpo e organizado para quando o prefeito chegasse. Voltava para a cozinha para fazer o café. “Uma época preparava cafezinho para todas as secretarias, Fazenda, Obras, Administração. Circulava por vários ambientes onde presenciava as reclamações da população. Depois as secretarias mudaram de endereço e passei a servir só o Gabinete”, relembra.

Após tantos anos no serviço público, Tia Zélia, agora aposentada, pretende descansar e brincar com os netos Benjamin e Tiago. Seus colegas de trabalho garantem que o sabor do café preparado por ela ficará na memória gustativa.

 

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições