Select Page

A história de Caçapava em quase 500 fotografias

A história de Caçapava em quase 500 fotografias

Dezesseis capítulos, 342 páginas, 460 fotografias

Caçapava, um olhar sobre o século XX, é resultado de anos de trabalho de pesquisa do médico Juarez Teixeira e conta, através de imagens e texto, um pouco sobre a construção da cidade e seus pioneiros. O livro será lançado dia 8 de dezembro, no Instituto Estadual Dinarte Ribeiro, às 19 horas.
O processo de compilação de fotos começou em 2010, durante as celebrações dos 50 anos do Lions Clube de Caçapava do Sul, e não parou mais. Na época, foi feita uma mostra, com imagens e documentos que estavam espalhados entre a comunidade e foram então identificados e organizados.
“O resultado foi a formação de um acervo interessante, que aumentou o meu gosto pelo estudo das coisas deste passado recente. E, o mais importante, despertou a atenção dos caçapavanos por sua história. Sem a colaboração de todos, este livro não teria sido possível”, acrescenta o autor.
Entre os destaques está uma linha do tempo com todos os intendentes e prefeitos que Caçapava do Sul já teve, um mapa da cidade feito pelo conterrâneo André Krusser Dalmazzo, além de muitas imagens históricas, como da construção da Igreja, do Clube União e da primeira ponte do município. O livro faz homenagem a três “personalidades” da cidade – Cabo Toco, Nilo Azambuja e Pedrinho – e traz ainda um capítulo com fotos de casas antigas que resistiram à passagem do tempo.
O levantamento histórico vai até o ano de 2000, deixando aberta a porta para que a história siga sendo contada pelas futuras gerações. Como destacou o escritor Alcy Cheuiche na apresentação do livro, a obra “não é saudosismo” e sim “o desejo de revelar os alicerces históricos de uma cidade que foi capital na República Rio-Grandense e que atravessou dois séculos sempre como protagonista da cultura e da agricultura do sul do Brasil”.

Fonte: Gisele Teixeira

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade