Select Page

Abertura oficial da colheita da oliva será em São Sepé

Com o objetivo de incentivar a cultura, mostrar resultados e homenagear os olivicultores, a Secretaria Estadual da Agricultura, juntamente com prefeituras municipais e produtores, promovem, anualmente, a Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul.

Na sua sexta edição, a solenidade será realizada no município de São Sepé, em olival da empresa Tecnoplanta, produtora do azeite Prosperato.

O evento já foi realizado em Cachoeira do Sul (2012), Caçapava do Sul (2013), Pinheiro Machado (2014), Santana do Livramento (2015) e Sentinela do Sul (2016).

Em 2017, o olival onde serão recepcionadas os convidados e autoridades, conta com as variedades Arbequina, Koroneike e Frantoio. Está situado na BR 290 km 332.

Atualmente o Estado conta com pouco mais de 2.000 hectares implantados, dos quais 30 % já estão em fase de produção e cultivados por cerca de 160 produtores. A produção gaúcha é beneficiada em oito agroindústrias de azeite.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Agricultura, a solenidade está prevista para o dia 15 de março, as 14h com a organização da SEAPI, Prefeitura Municipal de São Sepé e da empresa Tecnoplanta.

No evento será lançado o Cadastro Olivícola através de Portaria assinada pelo Secretário Ernani Polo e firmados convênios com instituições parceiras para desenvolvimento do Pró-Oliva, Programa Estadual da Olivicultura.

 

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições