Select Page

Bagé vai sediar 1º Fórum Binacional de Cidades Digitais 

Bagé vai sediar 1º Fórum Binacional de Cidades Digitais 

Inscrições já estão abertas para encontro que vai tratar de tecnologia para melhorar atendimento nos serviços públicos

 

A Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), realizam no mês de maio o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, encontro que irá reunir gestores públicos brasileiros e uruguaios para tratar de desenvolvimento socioeconômico através da tecnologia e inovação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O evento tem o objetivo de levar informação sobre como melhorar os serviços ofertados à população através da implantação de projetos de cidades digitais e inteligentes, principalmente nos pequenos e médios municípios. Esta é a primeira vez que o encontro abrangerá gestores públicos do país vizinho. Conhecida como a Rainha da Fronteira e uma das cidades mais características do Pampa Gaúcho, Bagé está localizada a cerca de 60 km da República Oriental do Uruguai, ligada pela BR-153.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, o evento pode potencializar a cooperação internacional entre os governos locais. “Esperamos, desta maneira, fortalecer as relações diplomáticas, construindo agendas propositivas, unindo esforços coletivos em prol da governança e da integração regional, como política permanente de desenvolvimento sustentável dos povos de fronteira”.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o conceito de cidades digitais e inteligentes é amplo e tais ações devem ser planejadas a curto, médio e longo prazo, atendendo às demandas mais urgentes dos serviços prestados à população. “O Fórum facilita o acesso ao que se tem feito pelas Prefeituras do Estado para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia. O caminho para uma gestão eficiente passa pelas Tecnologias da Informação e Comunicação”, frisa Marinho, informando que a programação contemplará modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado.

Em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, a RCD promove fóruns regionais e congressos de cidades digitais no Rio Grande de Sul e em outros estados brasileiros. Em 2018, serão realizados encontros também em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

I FÓRUM BINACIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Bagé – 10/05/2018
Início: 8h30
Local: Museu Dom Diogo de Souza
Rua Marcílio Dias, 2017-2061 – São Jorge, Bagé – RS
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br

 

Rede Cidade Digital

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições