Select Page

Bombeando horizontes – Mando Verticalizado – Zauri Tiaraju de Castro

Bombeando horizontes – Mando Verticalizado – Zauri Tiaraju de Castro

“Manda quem pode, obedece quem precisa ou tem juízo”. Quem já não ouviu esta frase antiga e cheia de interpretações diversas e significativas? Normalmente, para aqueles que, embretados em beco sem saídas, diante da necessidade crucial de ter que aguentar uma situação adversa, admitem curvar-se à vontade de um opressor prepotente e/ou despreparado para o exercício do mando.

Como todos sabem, tenho formação de vida como integrante de uma instituição onde a hierarquia e a disciplina são consideradas vigas mestras da nossa profissão das armas. Eu diria, um mister de servir por toda a existência, já que esses valores impregnados até a alma em nossos corpos jamais serão descartados do nosso modus vivendi. Apesar de aposentado desde 2001, ainda me considero militar e na ativa comigo mesmo e sem descarte de certos valores ditos retrógrados hoje em dia.

Quando fui prefeito pelo PT, na onda socialista de ajudar aos pobres, acreditei numa certa flexibilização daqueles conceitos em benefício de um bem maior de servir mais e a quem mais precisava, sem ter ousado servir-me, ilegalmente, em condição das facilitações advindas.

Pois o que se está verificando é que a situação transitória de mandatário oportunizou a autoridades de plantão uma corrupção desmedida e incontrolável para aqueles que de cima para baixo, verticalmente, juraram comandar pelo exemplo. Não que tivesse sido negado aos executivos a oportunidade da dúvida, do contraponto ou até mesmo do contra o ponto. É que para bater de frente com a autoridade constituída é preciso ter conteúdo e independência, não vai ser um estagiário inexperiente que vai enfrentar o dono do poder da vez. Aquele que manda, na verdade comanda, não manda sozinho. E se o fizer, estará se transfigurando em um ditador, tirano de uma voz só.

Como já dizia o “Tio Gerardo” nos tempos de antigamente, o cavalo se encilha à vontade do dono e o porco se engorda até que o milho termine. O resto é bobagem, conversa pra boi dormir, assim como cachorro acuando na lua cheia. A pior coisa do mundo é ter que obedecer a um chefe estúpido e prepotente. Y los hay, por supuesto, e abundantes em estado nativo, velhotes e gurizotes, inclusive.

Zauri Tiaraju de Castro
ztiaraju@yahoo.com.br

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições