Select Page

Bombeando horizontes – Na nuvem ou nas nuvens – Zauri Tiaraju de Castro

Bombeando horizontes – Na nuvem ou nas nuvens – Zauri Tiaraju de Castro

Em 2013, quando voltei para Lages, perdi por absoluta falta de competência os originais do meu livro recém-concluído que tratava das Perdas e Ganhos existenciais com que me digladiava naquela oportunidade, assim meio numa encruzilhada.

Procurei um especialista em informática para recuperar o arquivo extraviado e fiquei surpreso quando ele me tranquilizou quanto ao destino dos rabiscos: eles estariam na “nuvem”ou em alguma nuvem.

Na mesma hora, ainda meio desorientado com a resposta, me lembrei do meu velho pai que dizia sempre que o Tio Alvorino vivia “nas nuvens”, juntando porcaria pelos campos, deixando solto o cavalo com os arreios e benzendo tormenta com uns galinhos de alecrim.

Me acudi no Google e descobri que o armazenamento de dados em nuvem é uma tecnologia recente que permite que qualquer usuário da internet guarde todos os seus arquivos em um servidor on-line, em ambiente digital. O Google Drive, por exemplo, é um serviço desse armazenamento em uma nuvem do próprio Google, assim como muitos outros existentes e disponíveis a custo zero para qualquer usuário. Basta o sujeito possuir um e-mail e através dele acessar a um desses serviços para alcançar as tais de nuvens essas de que lhes falo.

Que coisa, não? Quanto bagual que anda solto por aí metido a laçador de rodeio, vivendo nas nuvens de poeira dessas canchas de laço, já não teve seus registros pessoais pendurados no gancho de uma nuvem dessas virtuais que os gringos inventaram para bisbilhotar a vida da gente pelo mundo afora?

E aí me dou conta que a velha nuvem dos desmemoriados é bem mais segura, limitada e menos danosa do que a nuvem da tecnologia que garante progresso e evolução para a humanidade. Principalmente para aqueles que tem dificuldade de aterrizar, acreditando que o mundo é muito melhor de viver para quem se nega a deixar a nuvem de sonhos pelos quais labutam e na qual mergulham e navegam no espaço sideral.

Pensando bem, vou acessar a minha nuvem para salvar mais uma meia dúzia de planos recém-saídos do forno.

Zauri Tiaraju de Castro
ztiaraju@yahoo.com.br

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições