Select Page

Caçapava Memória – Banda Municipal – Fátima Jovane Nunes

Caçapava Memória – Banda Municipal – Fátima Jovane Nunes

No ano de 1999, juntamente com outras pessoas da comunidade, iniciamos um movimento para reiniciar a Banda do Município que havia sido formada pelo professor Paulo Afonso Cavalheiro e estava desativada. Na ocasião, aquele educador fez a indicação do nome de Cyro Carlos de Melo – seu colega na Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção e um apaixonado pela banda daquele educandário – para denominação da Banda. Então, começamos com um grupo de alunos recebendo aulas ministradas gratuitamente pelo músico e padre João Marcos Maciel.

Nesse mesmo ano, o grupo recebeu a doação do primeiro instrumento de sopro, um trompete Werill, ofertado pelo saudoso amigo João Gervásio.

Esgotados os esforços junto a Administração Pública para a concessão de apoio, depois de seis meses fomos obrigados a desistir do projeto.

Mas em julho de 2006, no segundo mandato do prefeito José Erli Vargas e que tinha como secretário de Município da Educação Ney Antônio Goulart Tavares, conseguimos realizar o nosso objetivo que era de dar oportunidade às pessoas da comunidade junto à música com o total apoio do município. Aliviados e agradecidos, providenciamos a documentação para registro da Banda e elegemos, no dia 10 de janeiro do ano de 2007, a diretoria para o biênio 2007/2009, em reunião que teve lugar na Sala junto ao Ginásio Municipal de Esportes Dr. Cyro Carlos de Melo (Melão), cedida pela prefeitura que também destinou cadeiras e mesas para início dos trabalhos.

Em 04 de fevereiro de 2007 – data do aniversário do nosso patrono Cyro Carlos de Melo – iniciamos as aulas oficialmente, com 35 alunos, duas vezes por semana. E no desfile de Sete de Setembro daquele ano, o município já contou com primeira apresentação da entidade.

Inicialmente, a Banda recebeu doações de alguns instrumentos de percussão para reforma, através das direções das escolas Nossa Senhora das Graças e Professora Eliana Bassi de Melo, e de várias pessoas da comunidade. Depois, ganhou instrumentos de sopro novos e uniformes, oferecidos por amigos, empresas e associações da cidade. Em 2015, foi contemplada com mais cinco instrumentos novos, através de projeto encaminhado à Funarte/Ministério da Cultura.

A Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo é uma entidade privada sem fins lucrativos composta atualmente por 45 integrantes voluntários – crianças, jovens e adultos com idades de 08 a 72 anos – que representam a comunidade de Caçapava do Sul. As aulas teóricas e práticas são gratuitas e acontecem as terças e quartas à noite, e aos sábados à tarde.

Para se manter, a entidade conta com a colaboração do Executivo Municipal, através da SECULTUR, de promoções e doações de empresas e amigos. A Banda realiza em média 20 apresentações ao ano, participando de eventos culturais, musicais, cívicos, religiosos e sociais na cidade e em festivais em cidades da região. Também gravou e fez o lançamento de um CD com o Hino de Caçapava intitulado ”Um Hino em Cada Escola”; desenvolve o projeto “Música e Cultura nos Bairros”, levando a música e apresentando o trabalho na periferia da cidade; e realizou três Encontros Regionais de Bandas Marciais e Musicais, entre outros trabalhos, no decorrer de seus 10 anos de atividades.

Seu patrono Cyro Carlos de Melo, grande líder estudantil, comunitário e político, também foi advogado, professor, pecuarista, vereador, vice-prefeito e prefeito de Caçapava do Sul. A entidade tem como presidente Fátima Jovane Santos Nunes e como maestro Nelson Vidal da Rosa Valejo.

Nota da Coluna
Para comemorar seu aniversário, a entidade cultural e musical realizou a “Exposição 10 Anos” no Salão Paroquial, nta sexta-feira, dia 20.

30/10/2017

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade