Select Page

Caçapava Memória – Dinarte Ribeiro – Fátima Jovane Nunes

Caçapava Memória – Dinarte Ribeiro – Fátima Jovane Nunes

Grupo Escolar, Colégio Elementar, Escola Estadual de Segundo Grau e Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, presidido por Antônio Augusto Borges de Medeiros, criou em Caçapava do Sul, no dia19 de outubro de 1919, o Grupo Escolar com quatro aulas isoladas que iniciaram no prédio localizado à Rua General Osório, esquina com Júlio de Castilhos, onde também foi fundado o Clube União Caçapavana e hoje é de propriedade da Prefeitura Municipal.

O Grupo Escolar, com 210 alunos matriculados, tinha a direção da professora Valdemira Pinto Medeiros e aulas ministradas pelos professores Eugênia Silveira Alves, Januária Carvalho Leal e Américo Saldanha de Morais. Em abril de 1921, o grupo escolar foi elevado à categoria de Colégio Elementar.

Em 09 de setembro de 1934, sob a direção da professora Januária Carvalho Leal, houve o lançamento da pedra fundamental do edifício destinado ao Colégio Elementar desta cidade localizado em frente ao Largo Farroupilha e que teve a bênção do vigário paroquial, padre Júlio Marin, e a presença de várias autoridades.

No dia 20 de setembro de 1935, fazendo parte das festividades do Centenário da Revolução Farroupilha e tendo como governador do Estado o general José Antônio Flores da Cunha, era inaugurado o edifício com 529,5m2, com a presença de autoridades estaduais e regionais, quando o então prefeito Valdemar Alves de Miranda cortou a fita simbólica registrando o ato solene. O educandário passou a chamar-se Grupo Escolar “Dinarte Ribeiro” em 02 de outubro de 1935, mas a transferência da escola para o prédio atual ocorreu somente em 1937.

A escola recebeu o nome de Instituto Estadual de Educação em 25 de abril de 2000, através da Portaria nº 00122. Em 2017, o educandário comemorou 98 anos de sua fundação e o prédio 82 anos da sua inauguração. Atualmente, oferece os seguintes cursos: Ensino Fundamental, Ensino Médio diurno e noturno, Curso Normal diurno, Curso Normal Aproveitamento de Estudos noturno, Estagiários, Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico em Contabilidade área Gestão e Curso Técnico em Administração. O total de alunos é de 1.051 e conta 60 professores e 18 funcionários. A atual diretora é a professora Marilda Haag Bernardi.

A Biblioteca do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro tem a denominação de “Castro Alves”, foi fundada em 25 de junho de 1953 e registrada no Setor de Bibliotecas Escolares sob o número 125, em 06 de junho de 1967, pela professora bibliotecária Luiza Barbosa Monte. O hino da Escola tem letra e música das professoras Benta Poglia Cioccari e Margarida Moreno.

O patrono da escola é Dinarte José Pereira Ribeiro, nascido em Caçapava do Sul no dia 21 de abril de 1854, filho de João Carlos Ribeiro e Maria Rodrigues Ribeiro. Foi casado com Benevenuta de Seixas Ribeiro com quem teve dois filhos: Evandro e Eurico.

Dinarte Ribeiro iniciou sua carreira jornalística através das colunas do jornal “O Rio Grande”; foi chefe da Estação dos Telégrafos em Caçapava do Sul; diretor da Estatística e da Instrução Pública do Estado do Rio Grande do Sul; tradutor e escritor; secretário do Arsenal de Guerra; trabalhou no Correio do Povo e na Sul Rural; e deixou vários trabalhos inéditos.

Dinarte Ribeiro faleceu em Porto Alegre no dia 18 de outubro de 1919, aos 65 anos de idade.

Fátima Jovane Nunes
Pesquisadora

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade