Select Page

Caçapava Memória – Eliseu Benfica – Fátima Jovane Nunes

Caçapava Memória – Eliseu Benfica – Fátima Jovane Nunes

O técnico agrícola, o amigo, o conselheiro, colaborador e principal responsável pela organização e realização das Feiras Agropecuárias do município.

Filho de Francisco Rodrigues Benfica e Lila Dutra Benfica,Eliseu Benfica nasceu em 05 de maio de 1919, na Fazenda do Chimarrão, em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.Em 28 de junho de 1944, casou-se com Eni dos Santos Benfica, com quem teve como descendentes os filhos Maria Helena, Nara, Dóris, Luiz Fernando e Afonso;13 netos e sete bisnetos.

Eliseu Benfica veio para Caçapava do Sul no ano de 1941 a convite do seu professor da Escola Técnica, o veterinário caçapavano João da Silva Ferreira, para trabalhar junto a Associação Rural desta cidade.Na oportunidade, foi encarregado pelo senhor Alberto Severo para ser o responsável pela organização das Exposições Agropecuárias realizadas pela Associação Rural, onde trabalhou como Diretor Técnico daquela entidade. Também participou da diretoria do CTG Sentinela dos Cerros, da criação da Sociedade Educacional (Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção), e da diretoria do Clube União Caçapavana. Recebeu várias homenagens pelos serviços prestados, entre elas o título de Cidadão Caçapavano, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores no ano de 1982, e a Medalha Assis Brasil, na Expointer.

Eliseu Benfica,profissional dedicado e competente,trabalhou junto ao Sindicato Rural até sua aposentadoria no dia 25 de outubro de 1982. Detentor de uma memória invejável, muito ativo e carismático,recebeu-nosem sua residência para uma conversa informal, no ano de 2011. Na ocasião, também presenciamos seu cuidado especial e carinho para com a esposa, que se encontrava enferma.

O Sindicato Rural, em reconhecimento ao grande colaborador do setor agropecuário local e principal responsável pela organização e realização das feiras no município por mais de 40 anos, homenageou-o com a denominação do Parque de Exposições, que a partir do dia 25 de outubro de 1983 passou a chamar-se de Parque de Exposições“Eliseu Benfica”.

Eliseu Benfica faleceu nesta cidade no dia 26 de maio de 2016, com 97 anos de idade.


Fátima Jovane Nunes
Pesquisadora

18.07.17

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade