Select Page

Caçapava Memória – Fátima Jovane Nunes – Coronel João Vargas de Souza

Caçapava Memória – Fátima Jovane Nunes – Coronel João Vargas de Souza

– Intendente de Caçapava do Sul/RS –

Oitavo Intendente – denominação do cargo de Chefe do Executivo Municipal, que a partir de 1930 passou a chamar-se de Prefeito – da Segunda Capital Farroupilha, o coronel João Vargas de Souza governou Caçapava do Sul no período de 1921 a 1925, na condição de quinto mandatário republicano.
João Vargas de Souza nasceu em Caçapava do Sul, no dia 25 de junho de 1879, filho de Manoel de Souza Teixeira e de Leocádia Maria de Vargas. Foi casado com Maria Inácia Vargas, com quem teve três filhos. Exerceu as profissões de Tabelião e Pecuarista em Caçapava do Sul, com propriedades no 1º e 6º distritos do município.

Em 1923, durante seu mandato de Chefe do Executivo, o coronel João Vargas de Souza assumiu o comando do 23º Corpo Auxiliar da Brigada Militar do Estado, quando transmitiu o cargo para o Vice-Intendente Francisco Coelho Leal. À época, também foi convocado para assumir o posto de Major Fiscal do Corpo Provisório do município de Caçapava do Sul.

No início do ano de 1924, o coronel João Vargas reassume o cargo de Intendente. No seu governo, o município contou com três “aulas” (escolas) rurais e 15 “aulas” (escolas) municipais, em convênio com o Estado. No interior, deu prosseguimento às obras do trajeto da estrada da Canhada Funda até o município de Cachoeira do Sul, e a construção de ponte sobre o Arroio Divisa, em conjunto com aquela municipalidade. Na área econômica, incentivou a cobrança da dívida ativa dos contribuintes e a respectiva fiscalização dos impostos municipais.

Pertencente ao Partido Republicano, o coronel João Vargas de Souza também foi um dos conselheiros da Câmara de Vereadores, onde exerceu mandato e foi seu Presidente de 1948 a 1950.
O coronel João Vargas de Souza faleceu em 09 de setembro de 1965, aos 86 anos de idade, e está sepultado no Cemitério Municipal de sua terra natal.

Em Caçapava do Sul, temos em sua homenagem a denominação, através de Decreto Executivo n°94, de 17 de novembro de 1967, da Rua localizada entre a Avenida Pinheiro Machado e Rua Arnaldo Valli, setor 05, lado leste da cidade.

No próximo dia 30, a Guarda de Infantaria Farroupilha estará prestando uma homenagem especial “in memoriam” ao Coronel João Vargas de Souza, em solenidade a ser realizada em frente ao”Reducto Farroupilha”, hoje Centro Municipal de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol”.


Fátima Jovane Nunes
Historiadora

20.04.17

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade