Select Page

Caçapava Memória – João Manoel de Oliveira – Fátima Jovane Nunes

Caçapava Memória – João Manoel de Oliveira – Fátima Jovane Nunes

Pedreiro, político,fundador e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).Exerceu mandatos parlamentares por 26 anos. Foi secretário,vice-presidente e presidente da Câmara de Vereadores e líder comunitário de Caçapava do Sul.

João Manoel de Oliveira nasceu em 27 de novembro de 1911, filho de Jacinto Oliveira e Joana Dias de Oliveira.Casou-se com Braulina Ferreira de Oliveira, com quem teve três filhos: Helena, Edson e Ernani.

Pedreiro profissional, João Manoel iniciou sua vida pública em 1955, como suplente de vereador eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). A partir de 1968 passou a integrar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). No setor político e partidário sempre colaborou em todas as iniciativas, participando dos diretórios e exercendo a presidência do PTB e do MDB, partidos dos quais foi um dos organizadores no município.

Na condição de vereador foi autor de diversos projetos de interesse geral da população.Como principais matérias de sua autoria apresentadas na Câmara de Vereadores, destacaram-se os Projetos de Lei que tratavam da “Autorização a remodelação de fachada de prédios para embelezamento dos mesmos, com a condição de que a área construída permanecesse a mesma”, e a “Isenção do pagamento de Imposto Territorial Urbano aos proprietários de pequenas áreas urbanas”.Era contra a prorrogação de mandatos.

Presidente da Câmara de Vereadores por quatro vezes, João Manoel também teve a oportunidade de assumir interinamente o Governo Municipal.

João Manoel foi o primeiro presidente do Clube do Idoso, participou da fundação da COOPAM e teve participação ativa junto a então Escola Dinarte Ribeiro.Também foi presidente vitalício da União Operária Beneficente, entidade que doou o terreno e o antigo prédio ao Hospital de Caridade de nossa cidade;e um dos vereadores mais votados de sua bancada em várias eleições, tendo como principal núcleo eleitoral a localidade de Santa Bárbara, junto aos pequenos agricultores e operários.

João Manoel de Oliveira considerava-se um humilde defensor da comunidade e afirmava que além de sua atuação legislativa, sempre manteve bom entrosamento com todos os prefeitos no sentido de colaborar com a Administração Pública do Município.Na Câmara de Vereadores, conquistou respeito e admiração de todos os seus colegas, pelo trabalho e dedicação que marcaram a sua atuação parlamentar.Pelos serviços prestados junto à comunidade, recebeu inúmeras homenagens, tais como:

Diploma de Honra ao Mérito conferido pela Rádio Caçapava; Diploma do Jornal Folha do Sul por ter participado da campanha pela ampliação do seu parque gráfico; Prêmio “Cícero Soares” da Federação Gaúcha de Futebol, quando recebeu o título de “Delegado Laureado” por ter exercido a função de delegado da entidade durante 12 anos, em defesa do esporte local; Cartão de Prata da Câmara de Vereadores; Título de Sócio Benemérito do Clube Recreativo 1º de Maio e de Presidente Vitalício da União Operária Beneficente.

Em Caçapava do Sul, temos em sua homenagem o Núcleo Habitacional PROMORAR, que através de Lei Municipal de nº 027,de 08 de novembro de 1988,passou a denominar-se de ”Núcleo Habitacional Vereador João Manoel de Oliveira”.

João Manoel de Oliveira faleceu em 04 de agosto de 1984, aos 72 anos de idade, e nesta data são completados 33 anos do seu falecimento.

Fátima Jovane Nunes
Historiador

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade