Select Page

Caçapava Memória – Luiz Henrique Gervásio Lemos – Por Fátima Jovane Nunes

Caçapava Memória – Luiz Henrique Gervásio Lemos – Por Fátima Jovane Nunes

Professor de pedagogia, história, música e canto orfeônico. Fundador do Coral Municipal Caçapavano e dos corais das escolas Dinarte Ribeiro e Santíssimo Nome de Jesus, de Caçapava do Sul; das escolas Dom João Becker, Santa Dorotéia e Escola de Cadetes, de Porto Alegre; e da Escola Sagrado Coração de Jesus, de Rio Pardo.

Luiz Henrique Gervásio Lemos nasceu em Caçapava do Sul no dia 22 de janeiro de 1941, filho de Agenor da Silva Lemos e Julieta Gervásio Lemos. Formado em música pelo Instituto Palestrina de Porto Alegre, e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Pelotas – Extensão em Bagé – e Curso de Piano.

Em Caçapava do Sul, Luiz Henrique Gervásio Lemos (Luizinho, como era chamado) atuou como professor de música, pedagogia, canto orfeônico e história no Ginásio Estadual Nossa Senhora da Assunção, Ginásio SS Nome de Jesus e Escola Estadual Dinarte Ribeiro, onde também fundou os corais.

O professor Luizinho viajou com o Coral Municipal por várias cidades do Estado, participando de grandes eventos. Em Caçapava, coordenou festivais de corais e inúmeras outras promoções, recebendo representações de vários municípios da região.

Com o passar do tempo, o professor Luizinho transferiu-se para Porto Alegre à procura de maiores oportunidades em sua vida profissional. Na Capital do Estado, lecionou música e canto orfeônico no Colégio Estadual Dom João Becker, na Escola Normal Santa Dorotéia e na Escola de Cadetes da Brigada Militar. Em Rio Pardo, atuou na Escola Normal Sagrado Coração de Jesus, formando também os corais daqueles educandários.

Graças ao seu intenso trabalho e profissionalismo, o professor Luizinho sentia-se orgulhoso ao representar o Governo do Estado nos mais diversos eventos oficiais no Rio Grande do Sul e em outros estados da Federação.

Professor Luizinho, “o professor que criou muitos Corais”, levando a música por onde andou. Eu diria: “O Professor dos Corais”. Excelente e dedicado músico não só em nossa cidade, mas também em diversas outras por onde passou. Como regente, trouxe o coral Dom João Becker várias vezes à Caçapava, em especial nos aniversários do município. E no ano de 1985, quando respondíamos pela pasta do Turismo, o Coral Dom João Becker, sob a regência do professor Luizinho, fez mais uma das belas apresentações em Caçapava do Sul, dessa vez em caráter beneficente, cuja renda de Cr$ 340.000,00 (valor à época) foi destinada à APAE de nossa cidade, sendo entregue à diretora daquele estabelecimento, professora Ana Luiza Torres Machado.

Em 2016, a Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo homenageou “in memoriam” Luiz Henrique Gervásio Lemos, com a denominação dos troféus do 3º Encontro Regional de Bandas Marciais e Musicais de Caçapava do Sul.

Palavras do professor Luizinho: “A música é a revelação mais alta do que qualquer sabedoria e filosofia”.

Luiz Henrique Gervásio Lemos faleceu em Porto Alegre no dia 02 de novembro de 1995, aos 54 anos de idade.

Fátima Jovane Nunes
Pesquisadora

Sobre o(a) Autor(a)

Confira nas Bancas

Curta nossa página

Ganhadores do Mérito

Publicidade

Publicidade