Select Page

Caçapava Memória – Vereadoras de Caçapava – Rosilda Freitas

Caçapava Memória – Vereadoras de Caçapava – Rosilda Freitas

Eleita vereadora pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) por dois mandatos, de 2005/2008 e 2009/2012. Exerceu a presidência do Poder Legislativo Caçapavano no ano de 2011.

Rosilda Teixeira de Freitas nasceu em Caçapava do Sul no dia 26 de julho de 1973, filha de Rubem Teixeira de Freitas e Zilda Teixeira de Freitas. É casada com o zootecnista Eduardo Castro da Costa, com quem tem os filhos Gregório e Bernardo.

É formada em Biologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996; pós-graduada em Gestão Ambiental pela URCAMP, em 1998; professora na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção desde 1998, e eleita diretora para a gestão 2016/2018.

Rosilda foi sócia fundadora da Associação Caçapavana de Turismo (ASCATUR) e da Associação de Moradores das Guaritas; Patroa do Piquete de Laçadores Guarda Velha de 2004 a 2006, sendo a primeira mulher a exercer o cargo em um Centro de Tradições Gaúchas, pois aquele Piquete tem status de CTG por ser filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); e vice-presidente do Diretório Municipal do PMDB, partido pelo qual concorreu a Vice-Prefeita, no ano de 2012.
No exercício da vereança, Rosilda foi a primeira e única mulher a presidir o Poder Legislativo de Caçapava do Sul. Na Câmara Municipal, apresentou projetos de Lei pela valorização da mulher nos espaços públicos; reconhecimento no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher; intensificação dos espaços culturais com discussões temáticas mensais; e atuou junto à Administração Pública Municipal, propondo alternativas de desenvolvimento para o município e fiscalizando as ações do Executivo. Também participou de Cursos de Gestão Pública no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Rosilda Teixeira de Freitas recebeu o troféu Mérito Empresarial e Profissional, através de pesquisa de opinião pública da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), como Mulher Destaque no ano de 2004, Vereadora Destaque no ano de 2011 e Professora de Ensino Médio no ano de 2012; o troféu Talentos como Personalidade Destaque em 2008 e 2009; e o título de Vereadora Emérita, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, no ano de 2013.
Fátima Jovane Nunes
Pesquisadora

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade