Select Page

Caçapava terá segundo ano do Parceria Votorantim pela Educação

Caçapava terá segundo ano do Parceria Votorantim pela Educação

Primeiro de quatro ciclos formativos do PVE acontece no mês de maio
Foto: Vototantim/Divulgação

 

Para contribuir com a qualidade do ensino em Caçapava do Sul, a Votorantim Metais, em conjunto com o Instituto Votorantim, promoverá pelo segundo ano consecutivo o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

A assinatura do termo de cooperação será feita na próxima terça-feira, dia 09, a partir das 8h da manhã, no Clube Recreativo Harmonia. O documento, que dá início aos trabalhos do PVE em 2017, será firmado pelo prefeito Giovani Amestoy, pela secretária de educação Leslie Maicá de Melo e pelo líder do Projeto Caçapava do Sul Paul Cezanne Pinto. O evento terá a participação da comunidade escolar caçapavana e de outras lideranças da sociedade civil.

O primeiro de quatro ciclos formativos do PVE acontece ainda no mês de maio. Nesses encontros de três dias, profissionais da Secretaria de Educação, diretores e supervisores pedagógicos das escolas da rede municipal e da Escola Estadual Gladi Machado Garcia (Minas do Camaquã) receberão formação nas áreas de gestão educacional e escolar. Em paralelo, serão realizadas atividades com a sociedade civil para mobilização. A proposta é qualificar a demanda pela educação.
Todos os trabalhos de formação e mobilização serão desenvolvidos com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, consultoria especializada em pedagogia. Os gestores escolares terão, ainda, acesso a uma plataforma virtual de aprendizagem.
Para 2017, Caçapava do Sul escolheu focar os trabalhos no tema “Espaço Escolar como Ambiente de Aprendizagem” – mote que levará as comunidades escolares a repensar seus espaços para tornar a escola mais atrativa aos alunos. Em 2016, o assunto trabalhado foi “Educação Inclusiva”.
Independentemente do tema, o trabalho de formação manterá o foco no desenvolvimento de competências administrativas pelos gestores escolares e pelos técnicos da Secretaria de Educação. Já os alunos serão convidados a buscarem soluções para problemas cotidianos com uma nova edição do Desafio Criativos da Escola, que premiará o projeto mais criativo do município, além de onze destaques nacionais.
PVE triplica abrangência no Brasil e expande impacto no Sul – O Parceria Votorantim pela Educação chega a 53 municípios brasileiros no ano de 2017, número que ultrapassa o triplo de cidades envolvidas no ano anterior, 17. O impacto da iniciativa será expandido, também, porque municípios que recebem o programa na modalidade individual – como Caçapava do Sul – passam a ter a prerrogativa de convidar outros dois municípios vizinhos para participar como ouvintes dos ciclos de formação. As secretarias de Educação de Santana da Boa Vista e de Lavras do Sul receberão o convite do prefeito Giovani Amestoy.

O PVE vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2008, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de Caçapava do Sul, em 2017 o PVE estará presente nos municípios gaúchos de Pinheiro Machado, onde há unidade da Votorantim Cimentos, e Esmeralda, ofertado pela Votorantim Energia.

Sobre o(a) Autor(a)

Promoção

Pet

Saúde

Decoração

Combustível

Dentista

Casa

Calçados

Visite Caçapava do Sul

Últimos resultados