Select Page

Campanha de destinação do IR a projetos sociais

Campanha de destinação do IR a projetos sociais

Deputado Lara (PTB), novo presidente da Assembleia detalhou projetos da campanha 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), reuniu representantes de poderes, entidades empresariais, forças armadas, federações, Receita Federal e Conselho de Contabilidade nesta segunda-feira, dia 4.

O objetivo da reunião, no Solar dos Câmara, foi articular a mobilização pela campanha que será lançada pela AL após o Carnaval, para ampliar a participação dos gaúchos na destinação de parte dos recursos devidos como Imposto de Renda para entidades sociais.

Na primeira etapa, a campanha pedirá doações para o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente (Funcriança). “Cada vez teremos menos recursos para assistência social pelo modelo tradicional, através de recursos orçamentários. Entre as alternativas para revertermos esta queda está a destinação de parte dos recursos do IR para estes setores”, destacou o presidente da Assembleia.

É permitido que 6% dos recursos devidos pelo contribuinte sejam destinados ao Fundo. Qualquer entidade social que esteja com documentação em dia e certidões negativas pode buscar recursos junto ao Funcriança.

Lara citou a Santa Casa e a Liga de Combate ao Câncer como exemplo de entidades que já se habilitaram para obter os recursos. Ele lembrou que o papel do contador é fundamental para explicar ao contribuinte que ele não corre o risco de cair na malha fina por causa da doação. “Se nós quisermos que a população venha a aderir, é preciso sensibilizar o funcionalismo público, que já tem o desconto em folha”, observou.

Campanha publicitária
Entre os meses de março e abril, quando ocorre a declaração anual do I.R., a Assembleia Legislativa promoverá uma campanha de sensibilização dos cidadãos. Haverá um chamamento aos gaúchos para colaborarem, com a participação de Renato Borghetti e do ator Thiago Lacerda. Além da divulgação pela mídia, na entrada da AL haverá um guichê para ensinar ao contribuinte a forma de fazer a doação – uma espécie de balcão do Funcriança. 


Agência de Notícias ALRS
Foto: Wilson Cardoso / Divulgação

05/02/2019 – 00:20

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições