Selecione a página

Empresas podem destinar parte do IRPJ

Empresas podem destinar parte do IRPJ

As empresas que tributam pelo Lucro Real podem destinar parte do seu IRPJ devido aos Fundos da Criança e do Adolescente, e aos Fundos do Idoso. Não importa se as contribuições são feitas pelo cálculo trimestral ou se por estimativa.

O valor máximo de destinação é de 1% sobre a alíquota básica do IRPJ (o adicional não entra no cálculo).

 

Como fazer a destinação

O processo em si é bem simples. Primeiro, a empresa entra em contato com o conselho gestor do Fundo que quer ajudar. Em seguida, faz uma doação – que pode ser em valores depositados na conta do Fundo, ou sob a forma de bens.

Aí, o conselho emite um comprovante, que a empresa deve guardar.

 

Como obter a dedução do valor

Quando a empresa faz sua DCTF, no próprio exercício, ela já desconta o valor da doação feita de dentro do valor do IRPJ.

Mas é no ano seguinte, ao preencher a ECF, que o contador lança o valor das destinações feitas ao longo do ano anterior, especificamente nos campos 11 e 12, dentro da aba N630.

 

Em Caçapava do Sul

As empresas de Caçapava e da região podem optar por destinar, por exemplo, parte de seus IRPJs ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente caçapavano. Mais informações com a Secretaria Municipal de Assistência Social: (55) 3281-4080.

A cidade ainda não tem funcionando plenamente um Fundo do Idoso, mas a Prefeitura tem buscado ativá-lo e, em breve, haverá também esta opção.

Sobre o autor

Publicidade

Ouça nosso Podcast

TV Gazeta – Vídeos

Previsão do Tempo

Publicidade

Publicidade

RESULTADOS

Signos

Publicidade

Publicidade