Selecione a página

Uma guerra está para começar

Uma guerra está para começar

Uma experiência que sempre quis fazer foi ler O senhor dos anéis logo após O hobbit para sentir como flui a transição entre as obras. Como reli, na semana passada, o primeiro livro publicado por Tolkien, decidi não perder a oportunidade. Lendo-os em sequência, percebi que suas relações ficam muito mais nítidas, pois as referências estão mais frescas na memória.

O senhor dos anéis foi lançado como uma continuação de O hobbit, mas não foi escrito com esse fim. Tolkien já trabalhava nele como parte de seu legendarium quando chegou o pedido de uma sequência. Sem conseguir deixar essas estórias de lado para voltar ao universo de O hobbit, trouxe-o a esse.

Muitos pensam que O senhor dos anéis é uma trilogia composta por “A sociedade do anel”, “As duas torres” e “O retorno do rei”, mas, na verdade, ele é um único livro, e só foi dividido em três partes por causa dos custos. À época da publicação, tudo era muito caro devido à Guerra.

A trama começa na festa de aniversário de Bilbo e Frodo, quem ele adotara alguns anos antes. Em seu discurso, Bilbo avisa que está indo embora. Sem que ninguém perceba, coloca no dedo o anel que encontrara nos túneis dos gobelins e desaparece.

Um dos convidados da festa é o mago Gandalf. Depois que o hobbit faz seu “truque”, ele o procura para se certificar de que Bilbo cumprirá o que fora combinado: deixar o anel para Frodo. A ele, Gandalf aconselha que use o anel com cuidado e que não deixe que saibam que esse objeto está em seu poder.

Após algum tempo longe, Gandalf retorna e diz a Frodo que o anel é muito perigoso e precisa ser destruído nas Fendas da Perdição, onde foi forjado por Sauron como instrumento para controlar os povos da Terra-média. Com essa missão, Frodo parte para viver sua própria aventura.

Se O hobbit traz uma estória leve e divertida, O senhor dos anéis vai por um caminho bem diferente. Ele até começa num tom parecido com o de seu antecessor, mas isso não dura muito e, ao passo que Frodo avança em sua jornada, tudo fica mais perigoso e sombrio. De seu sucesso, depende o futuro da Terra-média. E Sauron está disposto a tudo para reaver o anel e, com ele, seu poder. Uma guerra que envolve todos os povos está para começar.

 

Referências:

TOLKIEN, J. R. R. A Sociedade do Anel: Primeira Parte de O Senhor dos Anéis. Tradução: Ronald Kyrmse. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. 608p.

______. As Duas Torres: Segunda Parte de O Senhor dos Anéis. Tradução: Ronald Kyrmse. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. 464p.

______. O Retorno do Rei: Terceira Parte de O Senhor dos Anéis. Tradução: Ronald Kyrmse. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. 608p.

Sobre o autor

Publicidade

Ouça nosso Podcast

TV Gazeta – Vídeos

Previsão do Tempo

Publicidade

Publicidade

RESULTADOS

Signos

Publicidade

Publicidade