Select Page

Comunicadores recebem orientações sobre abordagem do suicídio na mídia e redes digitais

Comunicadores recebem orientações sobre abordagem do suicídio na mídia e redes digitais

O encontro fez parte da programação do Setembro Amarelo
(Foto: Divulgação SES)

Profissionais da comunicação estiveram reunidos na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, na quinta-feira (28), participando da capacitação ‘Calar ou noticiar? Como abordar o suicídio na mídia e redes digitais’. O encontro fez parte da programação do Setembro Amarelo, e contou com o apoio da Secretaria da Saúde.

O objetivo foi orientar os profissionais de comunicação sobre o correto tratamento de casos de suicídio e sua divulgação. Como facilitadores, foram convidados especialistas da área da saúde mental e comunicadores com experiência editorial sobre o assunto.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde referente ao período 2011/2015, a taxa de suicídios no Brasil aumentou 12% em quatro anos. Em 2011, quando a notificação passou a ser obrigatória, foram registradas 10.490 mortes, contra 11.736 em 2015, uma elevação de 5,3 para 5,7 a cada 100 mil brasileiros.

O Ministério da Saúde também publicou uma cartilha para jornalistas, com recomendações de como noticiar casos de suicídio sem tornar o fato alarmista ou motivador de novos suicídios.

O médico Rafael Moreno, do Comitê de Prevenção do Suicídio da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, alertou que a divulgação de casos não deve indicar forma ou método usado pelo suicida, não deve ter destaque e nem detalhes sobre o fato.

A capacitação foi promovida pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e de Prevenção ao Suicídio, Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Participaram como palestrantes, a especialista em saúde mental Marilise Fraga de Souza, a psiquiatra Berenice Rheinheimer, a psicóloga Claudia Weyne Cruz e a jornalista Paula Sperb. Por vídeo, vieram as contribuições dos jornalistas Letícia Duarte e André Trigueiro.

Ascom SES

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade