Select Page

COOPERATIVISMO – Cotrisul sedia Assembleia da Fearroz

COOPERATIVISMO – Cotrisul sedia Assembleia da Fearroz

A Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) sediou a Assembleia da Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz) na sexta-feira, dia 05. Fundada em 1953, a Fearroz representa e defende os interesses das cooperativas arrozeiras em questões políticas e legais.

O presidente da Cotrisul, Luis Eugênio Dias Santos, anfitrião do encontro, recebeu o presidente da Fearroz, André Barretto, e cerca de 15 presidentes de cooperativas do Estado.

– Para nós é uma satisfação sediar a reunião ordinária dos conselhos de Administração e Fiscal da Federação e receber representantes de cooperativas de todo o Estado, ainda mais neste momento, de quebra significante na safra de arroz no RS. Vamos debater e procurar soluções para os problemas que são comuns – disse.

André Barretto, presidente da Fearroz, destacou a importância da entidade que defende os princípios cooperativistas, com relação aos produtores há 65 anos.

– Somos uma entidade que tem em seu currículo a prestação de serviço, tanto para a lavoura arrozeira, quanto para o setor Orizícola – falou.

Sobre a safra do ano, Barreto comentou que esta é uma “safra de exceção.

– O Estado teve longos períodos de chuva e pouca luminosidade, isto fatalmente vai ocasionar uma perda expressiva, ainda de caráter de difícil definição com precisão, mas algo entre 10 a 15% de perda, entre arroz falhado, enchente e outros prejuízos que advieram da alteração climática que passamos aqui no RS – ressaltou.

A assembleia ocorreu na sede da Cotrisul no centro da cidade. O almoço aos convidados foi servido na Associação dos Funcionários da cooperativa caçapavana.


Nota da redação
Leia o que diz o presidente da Fearroz sobre a política agrícola do governo Federal na edição impressa da Gazeta na próxima sexta-feira, dia 12

 

Por Marcelo Marques
Fotos: Gazeta de Caçapava

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições