Selecione a página

Prefeitura e Casa de Cultura firmam parceria

Prefeitura e Casa de Cultura firmam parceria

A Prefeitura e a Casa de Cultura Juarez Teixeira firmaram uma parceria que permitirá a recuperação e a digitalização de documentos, fotografias e materiais iconográficos que se encontram no Arquivo Histórico Municipal Nicolau Silveira Abrão, departamento da Secretaria de Cultura e Turismo. Este material deverá ser publicado posteriormente.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, esta ação é importante para o resgate de uma série de memórias e histórias do município, sendo fundamental para o sentimento de pertencimento e formação identitária dos munícipes.

Conforme o servidor responsável, Heron Freitas, o Arquivo guarda milhares de documentos da cidade, como jornais, mapas e livros raros que estão à disposição dos interessados para consulta e pesquisas.

Para o historiador da Casa de Cultura, João Timotheo Esmerio Machado, a entidade está reescrevendo a História de Caçapava. De acordo com ele, a documentação mostra uma série de discrepâncias históricas quando comparada à “História Oficial”. Um exemplo citado por Timotheo é o caso do Período Farroupilha. Os documentos revelam que a ocupação que tornou Caçapava a Segunda Capital Farroupilha não foi pacífica.

– Lendo a documentação, se vê que existe um mal-estar gigantesco com a Câmara de Vereadores da época da ocupação falando dos Farroupilhas. Eles são chamados pelos vereadores de transloucados. Não era unânime a entrada dos rebeldes na cidade – comentou.

No laboratório da Casa de Cultura, o responsável pela leitura das peças é o pesquisador e médico Juarez Teixeira, quem explica que este trabalho é lento e minucioso:

– A documentação chega até o nosso laboratório, é higienizada e digitalizada. A transcrição é feita a duas mãos. Enquanto leio, outro técnico escreve. Lentamente, as informações vão sendo cruzadas com informações de jornais e outros documentos disponíveis em arquivos públicos e privados – detalha.

O Arquivo Histórico Municipal Nicolau Silveira Abrão está localizado junto ao Centro Municipal de Cultura, na Rua Quinze de Novembro s/nº, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

A Casa de Cultura Juarez Teixeira funciona de quinta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h30min.

Com informações da Imprensa/Prefeitura

Foto: Imprensa/Prefeitura

Sobre o autor

Publicidade

Ouça nosso Podcast

TV Gazeta – Vídeos

Previsão do Tempo

Publicidade

Publicidade

RESULTADOS

Signos

Publicidade

Publicidade