Select Page

DB começa planejar comemorações do centenário

DB começa planejar comemorações do centenário

Nesta quinta-feira, dia 6 de abril, a indústria Dagoberto Barcellos (DB) completou 99 anos de atividades. Segundo a Assessoria de Imprensa, a empresa começou a planejar as comemorações de 100 anos no próximo ano.

Fundada em 1918, a DB é uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola. A empresa gera mais de 1.500 empregos diretos e indiretos

Seu parque industrial abriga três fábricas de calcário com capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas/ano, uma moderna fábrica de cal para construção com capacidade de produção anual de 160 mil toneladas, uma fábrica de argamassa com capacidade de produção anual de 120 mil toneladas e uma fábrica de fertilizantes de última geração.


HISTÓRIA
Dagoberto Fontoura de Barcellos adquire no final de 1917, no município de Caçapava , uma gleba de terras, com área de 823 hectares, contendo em seu solo, ricas jazidas de pedra calcária.

Em abril de 1918, estimulado por seu espírito voltado para o setor industrial e impulsionado pela riqueza do solo que adquirira, Dagoberto inicia a exploração das jazidas, sob a forma de empresa individual. Surge então, em Caçapava do Sul, uma das primeiras organizações industriais, no ramo da mineração de pedra calcária e fabricação de cal virgem para construção.

Em 1952, Dagoberto Constitui uma organização empresarial em nome coletivo, sob a razão social de Dagoberto F. de Barcellos & Cia. Ltda tendo por finalidade agilizar a mineração e industrialização da pedra calcária e cal virgem.

Motivada pela necessidade do uso de corretivos que o solo passou a exigir, a empresa diversifica sua produção, e em 1958 amplia suas instalações industriais e monta o primeiro sistema de moagem de calcário.

Inicia em fins de 1977, a implantação da fábrica de cal virgem e hidratada, para atender as exigências da indústria da construção civil.

No ano de 1982 começou a inovação de todo o seu processo produtivo com a instalação de britadores primários de maior eficiência e capacidade, construção de silo graneleiro para estocagem de calcário com capacidade de 22.500 toneladas e montagem de fornos para a queima da cal com capacidade de produzir diariamente 120 toneladas. Em 1987 foi alterada a razão social para Dagoberto Barcellos.
Fonte e Foto: Imprensa / DB

Sobre o(a) Autor(a)

TV Gazeta