A Giro estreia sua coluna com dicas de viagem. Se você tem alguma dúvida escreva para a gente que nós te respondemos por aqui (giro@farrapo.com.br). Hoje, saiba quais os documentos que você precisa ter para viajar.

VIAGENS NACIONAIS
Passageiros brasileiros maiores podem embarcar com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (em boas condições e com menos de 10 anos de emissão), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia), Carteira de Trabalho e carteira funcional com foto (como OAB, CRM, CREA, etc.). Caso um destes documentos tenha sido furtado, roubado ou extraviado, o cliente pode apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.).

VIAGENS INTERNACIONAIS
Para embarcar em voos internacionais é necessário ter passaporte com validade mínima de seis meses (ou conforme exigência do país visitado). No caso de países do Mercosul ou dos países que têm acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), também pode ser utilizada a Carteira de Identidade (RG), sempre em bom estado e com emissão há menos de 10 anos.

MENORES DE IDADE
Viagens nacionais (dentro do Brasil): Crianças de 0 até 11 anos, viajando acompanhadas de um adulto ou menor de idade emancipado sem parentesco precisam apresentar uma autorização de viagem, além da certidão de nascimento ou documento de identificação.

Adolescentes com idade a partir de 12 anos não precisam apresentar a autorização de viagem, mesmo quando viajam acompanhados de um adulto ou menor de idade emancipado sem parentesco, sendo necessário apenas o documento de identificação com foto.

Para os menores que viajarão acompanhados dos pais ou responsáveis, não é necessário nenhuma documentação extra, exceto o passaporte. Nos demais casos, é necessário que haja uma autorização por escrito, conforme o caso (há cartilha específica sobre o tema na página do Conselho Nacional de Justiça).

VIAGENS INTERNACIONAIS
Crianças e adolescentes de 0 até 17 anos podem viajar apresentando o passaporte válido (caso o país de destino exija, será necessário também apresentar o visto válido) ou o documento de identidade quando o destino da viagem for para um país da América do Sul.

Caso viagem acompanhadas de apenas um dos pais, parente de até 3º grau ou de um adulto ou menor de idade emancipado sem parentesco, será necessário apresentar uma autorização de viagem.

VISTO
Antes da viagem, veja os requisitos de visto do país para qual está indo. Se for fazer escalas, verifique se os países pelos quais você vai passar não exigem visto de trânsito. Alguns países exigem vistos de trânsito dos cidadãos brasileiros (os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo). Os passageiros que não tenham um documento válido durante o controle de fronteira podem ter a entrada recusada e não têm direito ao reembolso da passagem.

• Viaje com a Giro Agencia de Viagens e Turismo que oferece segurança e qualidade a mais de 15 anos.