Selecione a página

Dinarte Ribeiro promove palestra sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Dinarte Ribeiro promove palestra sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Junto ao evento, que contou com as falas do secretário Stener Camargo e da vereadora Mirella Biacchi, também foi organizada uma mostra de obras de arte de ex-alunos da escola

O Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro promoveu, na sexta-feira, dia 1º julho, uma palestra sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. Idealizado pelos alunos da turma 101 da escola e coordenado pelo professor de História e Sociologia, Alex Freitas, o evento contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e da vereadora Mirella Fernandes Biacchi (PDT).

– Os palestrantes foram convidados a falar sobre preconceitos que viveram no passado, tabus que foram quebrados na cidade. Foi um evento muito legal, houve integração e respeito dos alunos – destacou o professor.

Respeito. Essa foi a palavra-chave do projeto. Conforme Alex Freitas, o principal objetivo da iniciativa foi mostrar aos alunos a importância de respeitar o próximo. E isso foi possível, além do relato dos palestrantes, através da experiência dos próprios estudantes, que compartilharam situações de preconceito que já sofreram na cidade.

Professor Alex Freitas ao lado dos palestrantes Stener Camargo e Mirella Biacchi

A vereadora Mirella Biacchi disse que se sentiu muito grata por ter sido convidada a participar da palestra.

– Estar entre os jovens é algo muito importante, poder colocar a eles que a importância humana está muito acima de rótulos, que devemos sempre lutar pelos nossos direitos e opiniões, principalmente quando se trata da nossa orientação sexual, que não determina o nosso caráter como ser humano, e que temos o direito de sermos respeitados, assim como temos o dever de respeitar as outras pessoas – declarou a vereadora.

Para ela, é preciso conversar com os jovens sobre todos os temas, dando a eles o entendimento de que a maneira que escolhemos viver afeta a nossa vida e a vida em sociedade, e de que aceitar, entender e respeitar são pilares muito importantes, tanto para quem faz parte da comunidade LGBTQIA+ quanto para os familiares e a sociedade em geral.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ já faz parte do calendário de eventos do município desde 2021, quando o projeto de inclusão da data foi apresentado por Mirella Biacchi. De acordo com a vereadora, no próximo ano, será organizado um evento para celebrar esse dia.

O secretário Stener Camargo declarou que se sentiu muito lisonjeado pelo convite e acolhido durante o bate-papo.

– A palestra abordou o respeito à diversidade e à população LGBTQIA+, trazendo dados sobre o contexto histórico, a violência e as formas de combatê-la. É de suma importância momentos como este. Precisamos falar no respeito à diversidade no Brasil, pois aqui, um LGBTQIA+ morre a cada 19 horas, sendo 74% vítima de violência física, na maioria de forma brutal, e 26% vítima de suicídio, por não suportarem a violência verbal ou física. Somos o país que mais mata pessoas transexuais no mundo. Então, quando falamos em direitos para a nossa população, falamos na luta pela dignidade da pessoa humana e pelo direito à vida – afirmou.

Dezenas de estudantes acompanharam a palestra

De acordo com Alex Freitas, a recepção do evento, tanto por parte dos estudantes quanto de seus pais foi muito positiva.

– Os alunos, em sala de aula, continuaram o debate. E alguns pais nos deram os parabéns pela iniciativa e disseram que isso foi ótimo para quebrar o preconceito – contou o professor.

 

Exposição divulga o trabalho de ex-alunos

 

Junto à palestra, ocorreu uma mostra de obras de arte de ex-alunos do Instituto. Segundo Alex Freitas, o objetivo da exposição foi instigar a arte dentro da escola. Nesta mesma linha, foi criado um grupo de teatro do Dinarte Ribeiro. Os ensaios iniciaram na sexta-feira, dia 08. Quem quiser participar, pode entrar em contato com Alex pelo telefone (55) 9 9989 0591.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Ouça nosso Podcast

TV Gazeta – Vídeos

Previsão do Tempo

Publicidade

Publicidade

RESULTADOS

Signos

Publicidade

Publicidade