Select Page

Fé e devoção na Festa do Divino Espírito

Fé e devoção na Festa do Divino Espírito

Comissão Organizadora da Festa do Divino 2017 (Foto: Divulgação)

 

Católicos se reúnem até o dia 18 de junho para celebrar a festa do Divino Espírito Santo em Caçapava do Sul. Na festividade religiosa que iniciou no dia 15 de abril os fiéis pagam promessas e agradecem pelas bênçãos que receberam.

A celebração temprocissões, missas, almoços, bingos,festas no interior e muita fé.As casas recebem várias bandeiras vermelhas que representam o Divino Espírito Santo.

Neste ano, com o tema “Que o Divino Espírito Santo fortaleça a nossa fé”, a festa é coordenada pelo casal Lucio Moreira e Simone Walter.

– Ser convidada para coordenar a festa é uma benção. Mas não fizemos nada sozinhos, temos um grupo especial que nos ajuda e motiva a trabalhar. O que move a Comissão de Festeiros é a fé – disse Simone.

Para Lucio Moreira, receber o convite para ser festeiros é uma missão de Deus, um voto de confiança da Igreja Católica, dos padres e de quem trabalha há anos na festividade.

– Estamos chegando ao final, o cansaço físico é grande, no entanto, é compensado pela consciência de missão cumprida. A cada novena chego em casa leve. Ainda mais, quando se trabalha com festeiros que se doam a causa com alegria e devoção. Com alguns não tínhamos convivência e hoje nos tornamos uma grande família – afirma Lucio.

O casal agradece a todas as pessoas que se empenharam para realização da Festa do Divino Espírito Santo.

Para Lucio e Simone coordenar a Festa do Divino é uma benção (Foto: Marcelo Marques / Gazeta)


– Queremos agradecer aos padres Rudinei Lasch e Nelson Lara, aos integrantes da Comissão de Festeiros, comunidade, entidades, imprensa, quem recebeu a bandeira em sua casa, fez doações e principalmente aquelas pessoas que doaram seu tempo. A festa só acontece porque a comunidade se envolve e se une através da fé – ressalta Simone.

A última festa no interior acontece neste domingo, dia 18, na Capela Nossa Senhora Aparecida no Seivalzinho. Parte da renda da Festa do Divino é destinada para Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (ASCAI), APAE e Liga Feminina de Combate ao Câncer. O casal de festeiros da edição 2018 já foi escolhido, será Cléo e Gorete dos Santos.

HISTÓRIA
A Festa do Divino Espírito Santo é a mais antiga das comemorações religiosas de origem portuguesa (século XIV). No período de colonização do Brasil (século XVI), a festa do Divino atravessou o oceano e enraizou-se em nosso país.

Em Caçapava do Sul, o registro oficial mais antigo da Festa do Divino, data de maio de 1839, ano de instalação da Capital Rio-Grandense em nossa cidade.

É realizada durante a semana que antecede o Domingo de Pentecostes (cinquenta dias após a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo) em celebração à vinda do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade).

Por Marcelo Marques / Gazeta de Caçapava

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade