A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou operação de fiscalização nos municípios de São Sepé, Lavras, Caçapava, Bagé, Dom Pedrito, Santo Antônio das Missões, Itacurubi, Santiago e São Francisco de Assis. O objetivo era verificar áreas do Bioma Pampa que haviam sido irregularmente convertidas em lavouras sem autorização da Fepam.

A operação, realizada em parceria com o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, aconteceu entre os dias 29 de 31 de outubro.

Ao todo foram fiscalizadas 17 propriedades rurais, o que resultou em sete autuações ambientais. Seis empreendimentos foram autuados por realizar conversão irregular das formações vegetais do Bioma Pampa em áreas agrícolas e um por operar tanques de combustíveis sem licenciamento ambiental. Neste caso a suspensão foi imediata e os equipamentos com capacidade para 20 mil litros de óleo diesel foram lacrados por estarem em condições inadequadas e sem licenciamento ambiental.

Em outra propriedade foi suspensa a atividade de desmatamento que era realizada no momento da fiscalização, atingindo inclusive Área de Preservação Permanente (APP).

Outras duas áreas também apresentaram irregularidades ao realizar conversão de campo nativo em lavouras de soja sem autorização ambiental. Elas já haviam sido autuadas pelo Ibama.