Select Page

Fusca: uma paixão de pai para filhos e neto

Fusca: uma paixão de pai para filhos e neto

Na sexta-feira, 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca. O início da produção nacional do carro popular da Volkswagen no Brasil virou data de celebração aos amantes do simpático carro. Em Caçapava, a família Nery é símbolo da paixão pelo besouro.

O pai José Antônio Nery, 62 anos, aposentado é proprietário de um Fusca 1972. Os filhos, Mariano, 36 anos, eletricista, possui um veículo 1979 e Rafael Campos Nery, 30 anos, atendente de farmácia, é dono do modelo de 1976. O neto de seu Antônio, filho do Mariano, o pequeno Artur de cinco meses também já tem seu Fusca, de brinquedo é claro, o que não diminui sua paixão pelo fusquinha.

Segundo Rafael, que com o amigo Jeferson, teve a ideia de fundar o grupo “Arteiros Volk´s Club” revela que é apaixonado pelo carro devido sua robustez.

– Ele é pau para toda obra. Além disso, não tem carro mais bonito do que um Fusca – ressalta.

De acordo com Mariano, cada proprietário tem seu estilo, por isso, não existe um Fusca igual ao outro.

– O meu carro é mais “clean”, mas outros proprietários estão sempre atrás de novos acessórios para embelezar o fusquinha – informa.

A primeira aparição dos “Arteiros” aconteceu em uma mateada de aniversário do município no Forte D. Pedro II em 2015. Logo em seguida iniciou as ações sociais do grupo, como o “Natal Solidário”.

Um dos maiores encontros de Fuscas & Derivados da região foi realizado em Caçapava no dia 23 de outubro de 2016. Mais de 170 veículos foram expostos no Parque de Exposições Elyseu Benfica do Sindicato Rural.

O evento que no ano passado teve participação dezenas de grupo do Estado e do Uruguai, já têm data marcada para acontecer neste ano. Será nos dias 25 e 26 de novembro no mesmo local.

HISTÓRIA DO FUSCA
O modelo, que completou 70 anos do início de sua produção na Alemanha em 2016, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos. Ele teve 3 milhões de unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.

 

nicola01

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade