O atleta caçapavano Anderson Henriques foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade revezamento 4 x 400 misto ao lado de Lucas Carvalho, Tiffani Marinho, Tabata Carvalho, Geisa Coutinho e Pedro Luiz. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Atletismo na quarta-feira, dia 01, e os atletas se classificaram por suas colocações no ranking mundial.

– É o sonho de qualquer atleta representa o seu país em uma Olimpíada e, para mim, é muito empolgante poder representar Caçapava, o Rio Grande do Sul e o Brasil – declarou Anderson, que entra para a História do município como o primeiro caçapavano a participar de uma Olimpíada.

A trajetória esportiva de Anderson Henriques começou ainda na infância, quando estudava na Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes (ETERRG) e participava de competições municipais, como os Jogos Estudantis Caçapavanos (Jesca), e estaduais. Seu talento para o esporte não passou despercebido, e ele foi convidado para treinar na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Profissionalmente, Anderson pratica o atletismo desde 2010.

Perguntado sobre o que diria ao Anderson criança, começando seus passos no esporte, se pudesse falar com ele agora, o atleta respondeu:

– O nervosismo faz parte do esporte. Controle-o.

Os Jogos de Tóquio 2020 serão disputados entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021. Anderson embarcará para o Japão na próxima sexta-feira, dia 16.

Foto: arquivo pessoal