O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), teve uma audiência nesta terça-feira, dia 12, em Brasília, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Na reunião intermediada pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) e realizada no Palácio do Planalto, Polo solicitou a prorrogação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para o setor de eventos e entretenimento. Bolsonaro informou que irá analisar o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O segmento de eventos é um dos mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia. Por isso, busca-se a prorrogação do programa federal até sua retomada concreta e definitiva. Polo relatou a Bolsonaro as dificuldades do setor, de artistas da música regional e de grupos de baile, que estão impedidos de trabalhar e sem qualquer receita, o que inviabiliza a retomada do pagamento integral dos salários dos funcionários.

Também foi apresentada a Bolsonaro uma lista de propostas da União Brasileira de Promotores de Feiras e Exposições (Ubrafe) para o segmento garantir emprego e renda. Entre os pedidos, estão a redução de impostos para o setor, criação de um fundo para a realização de eventos que tiveram de ser cancelados devido à pandemia e a colocação, se possível, de grandes pavilhões públicos à disposição de feiras e exposições a custo zero.

Na mesma audiência, Polo questionou Bolsonaro sobre a vacina contra a Covid-19. O presidente da República disse que a vacina será adquirida logo que houver aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois, segundo ele, já há recursos garantidos.

O presidente da Assembleia Legislativa também aproveitou a visita para agradecer ao governo federal, em especial ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pelos investimentos que estão sendo realizados em território gaúcho.

– Esses investimentos são de extrema importância para que possamos recuperar nossas rodovias, ferrovias e aeroportos. Com melhor infraestrutura, teremos mais competitividade no cenário nacional – afirmou Polo.

 

Informações de Maicon Bock, Assembleia Legislativa