Após um domingo de sol na maior parte do Estado, a segunda-feira (27) começa com chuva no Rio Grande do Sul. Segundo previsão da Somar Meteorologia, temporais são esperados para o norte do estado, com rajadas de vento mais intensas entre 40 e 50km/h e descargas elétricas.

No final do dia, uma nova frente fria se forma na costa gaúcha, o que deixará a região mais instável e irá favorecer chuvas isoladas em todo o Estado, exceto na Campanha e no sul do RS.

De acordo com a Somar, o frio perde força nesta segunda-feira (27), principalmente pela manhã. À tarde, pelo excesso de nebulosidade as máximas não devem se elevar muito, mas a sensação de frio diminui.  A Somar indica que o Estado deve ter mínimas de 1°C, que estão previstas para Caçapava do Sul e Lavras do Sul. Também está previsto para registrar máximas no Norte que passem dos 25°C, como em Aratiba e Marcelino Ramos, com 26°C.

Já na terça-feira (28), a frente fria ainda leva chuva para o Estado, principalmente no Norte. Conforme a Somar, pode chover de forma expressiva região, principalmente entre a madrugada e a manhã. A Somar também alerta que áreas com o solo encharcado podem ter transtornos pontuais.

No decorrer da terça, no entanto, a chuva perde força e o tempo ficará firme, com bastante nebulosidade no Norte do Estado. Regiões como Fronteira Oeste, Campanha e Sul não devem ser atingidas pela chuva por conta do avanço de uma massa de ar frio e seco, que favorece o declínio acentuado nas temperaturas.

Segundo a Somar, na quarta-feira (29) a chuva perde força e uma nova massa de ar frio avançará pelo Estado. A quarta inicia ainda com condição para pancadas isoladas de chuva nas áreas de divisa com Santa Catarina, mas que perdem força no decorrer do dia, dando lugar ao sol. As temperaturas devem voltar a cair no RS, principalmente na Campanha, porém a queda não será tão intensa quanto a onda de frio que atingiu o Estado na semana retrasada.

Durante a manhã de quarta, nas áreas mais ao sul do Estado, Campanha e Fronteira, há possibilidade de geada nas primeiras horas do dia. Sol predomina em todo o estado durante o dia, mas as temperaturas não se elevam muito no período da tarde.

Na quinta-feira (30), a Somar indica a previsão de geada ao amanhecer em grande parte do Estado, principalmente na região da Campanha, isso por conta da ausência de nebulosidade e temperaturas baixas na madrugada e manhã. Há potencial para o retorno da chuva nas áreas da Serra Gaúcha e litoral norte gaúcho, mas de forma isolada.

Informações: Gaúcha ZH