Select Page

Hoje é dia de vacinação contra a gripe

Hoje é dia de vacinação contra a gripe

Todos os postos do município estarão abertos das 8 às 17 horas
(Foto: Arquivo/Prefeitura/Divulgação)


Os dois primeiros óbitos causados por gripe neste ano foram registrados em Porto Alegre e são de pacientes que pertenciam aos grupos prioritários para a vacinação contra a doença. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o primeiro óbito ocorreu em 31 de março.

Trata se de um homem de 61 anos, que apresentava doença cardiovascular crônica e obesidade. Na segunda-feira, dia 08, o CEVS confirmou o óbito de outro homem, de 70 anos, portador de pneumopatia crônica. Nos dois casos foi confirmada a infecção pelo vírus Influenza A, que é prevenido pela vacina.

Neste sábado, dia 13, é o dia Nacional de Vacinação contra a Gripe. Todos os postos do município estarão abertos das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.A vacina leva de 2 a 3 semanas para uma efetiva imunização contra a gripe.A vacina está disponível até o dia 26 de maio.

– Recomendamos que as pessoas que integram os grupos de risco procurem as Unidades de Saúde para garantirem sua proteção antes da chegada do inverno – afirma a enfermeira Sandra Bairros do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura.

Grupos prioritários
A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público alvo da campanha. Além destes, fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Este é o primeiro ano que os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Números da campanha
Faltando 15 dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, até agora 73% do público-alvo procuraram os postos de saúde: puérperas (67%), idosos (77%), trabalhadores de saúde (73%), crianças (49%), gestantes (48%), índios (100%) e professores (58%).

Locais de Vacinação
– Unidades de Esfs
– Policlínica

Postos no Interior
– 15 de Maio: Posto de Saúde na Coxilha São José
– 22 de Maio: Posto de Saúde no Santa Barbinha
– Nos dias 18 e 25 de Maio: Posto de Saúde na Vila Progresso
– Posto de Saúde no Durasnal: durante toda a semana

Observações
– A vacinação nas unidades de ESFs é exclusiva para a população moradora da área
– É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para crianças e adolescentes

Público alvo poderá se vacinar durante todo o dia no sábado, dia 13

Por Marcelo Marques / Gazeta de Caçapava
Foto: Arquivo/Prefeitura/Divulgação

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade