Select Page

Marcírio Silveira Chaves – Mulheres, humor e inteligência

Marcírio Silveira Chaves – Mulheres, humor e inteligência

Você já pensou se existe relação entre humor (ser engraçada) e inteligência? E se essa relação pode estar associada ao gênero da pessoa? Por que as pessoas tendem a apreciar o humor dos homens mais do que das mulheres? Seriam as mulheres com mais senso de humor, mais inteligentes? Ou o senso de humor não tem relação com a inteligência feminina? O senso de humor vai se desenvolvendo com o passar dos anos, ou seja, as mulheres mais velhas tem mais senso de humor do que as jovens?

Não sei se há respostas categóricas para essa questões, mas podemos explorar um pouco o contexto das mulheres na sociedade ocidental. A imensa maioria das mulheres é educada para obedecer, não se manifestar de forma exorbitante quando no convívio social e raramente contam uma piada. Muitas mulheres acreditam, ou foram ensinadas por suas mães, que elas se tornam ameaçadoras para os homens se elas aparecem muito brilhantes. Pode ser que de alguma forma os homens não queiram que as mulheres sejam engraçadas.Eles querem elas como um público, não como rivais.Liana Hone, uma aluna de pós-doutorado em Psicologia da Universidade de Missouri, EUA chegou a conclusão que “Os homens preferem as mulheres que são receptivas ao seu humor, enquanto as mulheres preferem os homens que produzem humor”.


Os valores culturais são masculinos, pois quando uma mulher diz que um homem é engraçado, isso é o equivalente a um homem dizer que uma mulher é bonita. Considere também que o humor é em grande parte agressivo e preventivo, e o que é mais macho do que isso? Os homens contam piadas sobre qualquer coisa, mas eles ainda não assimilam muito bem a ideia de ver as mulheres fazendo piada com qualquer assunto.


De fato, os homens, em média, têm um sentido de humor mais aguçado do que as mulheres, pois estão a todo o momento fazendo piada. Se pensarmos em comediantes, tanto no Brasil quanto no exterior, o número de homens supera o de mulheres nessa profissão.Ben Schmidt, professora na NortheasternUniversity, EUA, analisou as palavras usadas para descrever professores do sexo masculino e feminino através de 14 milhões de opiniões no site RateMyProfessor.com. Em cada disciplina, os professores eram muito mais propensos a serem descritos como engraçados do que as professoras.


O humor é uma espécie de habilidade de se colocar na mente de outra pessoa e entender o que alguém vai achar engraçado, requerendo inteligência social. Considerando que a sagacidade e o humor são sintomas infalíveis de inteligência, está mais do que na hora de as mulheres começarem a externar seu sentido de humor, contarem piadas com mais frequência e mostrarem para os homens a importância de terem ao seu lado uma mulher engraçada. Isso vale para o convívio social, profissional e pessoal (privado).

 

Marcirio Silveira Chaves
Professor e Pesquisador, PUCRS
http://mchaves.wikidot.com
mschaves@gmail.com

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade