Select Page

Memória do Futebol – Baile da Rainha do Caçapava – Nilvo Dorneles

Memória do Futebol – Baile da Rainha do Caçapava – Nilvo Dorneles

Durante os anos 40, o futebol era uma das poucas opções de diversão e de entretenimento disponível para a população de Caçapava do Sul. Mas, para satisfação da população, o futebol não se limitava aos gramados, pois todos os clubes tinham vida social ativa. Muitos eventos sociais eram promovidos: bailes beneficentes, coquetéis, saraus musicais e apresentações teatrais. Os mais concorridos sempre foram os bailes de coroação das rainhas e princesas dos clubes.

No dia 29 de outubro de 1946, o Caçapava Futebol Clube realizou um baile no Clube Recreativo 1º de Maio para coroar a rainha do clube para o período de 46/47. Para a animação deste baile que foi considerado o principal evento social da cidade em 1946, foi especialmente contratado um conjunto da cidade de Cachoeira do Sul.

As festividades iniciaram às 22 horas e à meia-noite deu entrada no salão a rainha Senhorita Hélia Marques, acompanhada pelo Sr. Catão Menezes representante da Liga Caçapavana de Futebol. Logo após vieram as princesas Senhoritas Rita Vargas, acompanhada do Sr. Luciano Medeiros, presidente do E.C. Aymoré, e Verena Leal, acompanhada do Sr. João Pignataro representante do E.C. Gaúcho.

A Rainha Hélia Marques foi coroada pela Rainha Farroupilha, Senhorita Alba Cintra de Oliveira. A 1h foi servido às delegações esportivas uma taça de champanhe, tendo o Sr. Antonio Balestreri saudado as representações dos clubes esportivos e sociais presentes, em nome do Caçapava.

Além dos eventos sociais, os clubes costumavam realizardiversas ações de arrecadação de fundos para auxiliar em suamanutenção. Em julho de 1947, o Caçapava realizou duas ações em seu benefício: o lançamento de seu novo distintivo e um sorteio de brindes.

O distintivo, que tinha as iniciais CFC em cor branca com contorno dourado em fundo vermelho, foi confeccionado para venda aos torcedores. A campanha de venda dos distintivos foi organizada pelo tesoureiro do Caçapava, Sr. Aldo Valli Garcia. Para osorteio dostrês brindes oferecidos pelo clubeforam impressos 2.000 cuponse o sorteio foi realizado na Rádio Caçapava no dia 13 de julho de 1947.

Os prêmios e os ganhadores foram: 1º prêmio 01 rádio Philips – senhorita Nilza Machado, cupom nº 923; 2º prêmio 01 jogo de toucador – Sr. Iduino Sangalli, cupom nº 366; 3º prêmio 01 bolsa para senhora – Padre Otávio Ferrari de São Sepé, cupom nº 467.

Bons tempos!

Nilvo Torres Dorneles

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições