Na segunda metade da década de sessenta, foi extinto o campeonato municipal da categoria “Aspirantes”. Esta competição existia desde 1941 e era disputada pelo chamado “2º Quadro” de nossos principais clubes. A categoria Aspirantes tinha como objetivo revelar novos jogadores e dar oportunidades a jogadores suplentes que não tinham muitas chances no time principal.

Com o término desta categoria, as oportunidades para praticar futebol diminuíram, principalmente para aqueles que não eram aproveitados pelos times principais. Com isso, abriu-se espaço para o crescimento da 2ª Divisão, que existia desde os anos cinquenta, mas que não tinha grande importância no meio esportivo.

O primeiro grande campeonato da segunda divisão foi realizado em 1968. Disputado por dezesseis times teve como campeão o São José do Caldeirão e como vice-campeão o Grêmio Esportivo Corinthians. De 1968 para cá, várias boas competições foram realizadas, como a do ano de 1977.

Organizado pelo Conselho Municipal de Desportes (CMD), o campeonato da 2ª divisão de 1977 foi disputado por quinze equipes da cidade e do interior distribuídas em duas chaves. Cada equipe pôde inscrever um mínimo de 18 e um máximo de 22 jogadores. O CMD cobrou uma taxa de Cr$ 10,00 (dez cruzeiros) por jogador inscrito e mais Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) a título de caução (caso alguma equipe desistisse em meio à competição perderia o direito de receber de volta sua caução).

A competição iniciou em 11 de setembro, com jogos sábados à tarde e domingos pela manhã, e terminou em 18 de dezembro. Além dos troféus de praxe do CMD, a Rádio Caçapava ofertou um troféu ao clube mais disciplinado.
O campeonato da 2ª divisão de 1977 foi vencido pela Associação Atlética Pinheiro, de forma brilhante e incontestável. O clube da localidade de Pinheiro (1º distrito de Caçapava), foi presidido pelo Sr. Darci Lopes Dorneles e teve como técnico o Sr. Francisco Fernandes (Chicão). A equipe base do Pinheiro era formada por: José, Nelson, Silon, Nilson e Jeremias, Alcindo, Roque e Zequinha, Félix, Zauri e Pururuca.

O vice-campeonato ficou com a equipe do Camaquã Futebol Clube, o “Colorado do Seival”. Sua equipe base tinha: Celso, Ladi, Favorino, Cafuné e Wagner, Jorge, Jurandir e Zeca, Leoni, Joel e Ademar.
Clubes que participaram do campeonato de 1977:

– Chave da Cidade: Félix da Cunha, Corinthians, Flamengo, Pedreira, 13 de Maio, Guarany, Zaire, Santo Antonio.
– Chave do Interior: Pinheiro, Camaquã, Juventude, Brasil, Inducal, EMEC, Picada.