Select Page

Memória do Futebol – Último grande citadino – Nilvo Dorneles

Memória do Futebol – Último grande citadino – Nilvo Dorneles

O último grande campeonato citadino da primeira divisão foi o de 1966. Findo este campeonato, estava encerrada a época de ouro de nosso futebol. Nunca mais a cidade teve competições de alto nível e com todos os grandes clubes envolvidos na competição.

O atual campeão, o Aymoré E.C., vinha disposto a conquistar o bi-campeonato. O G.E. Floriano, que perdeu injustamente o campeonato de 1965, vinha sedento de revanche. Caçapava F.C., que havia remodelado seu grupo de jogadores montando um respeitável time, também era favorito ao título. Em um nível um pouco mais abaixo, estavam E.C. Gaúcho e o Minerador das Minas do Camaquã.

O campeonato, que foi organizado em dois turnos com todos os times jogando entre si, teve início em 29 de maio de 1966 com a partida entre Caçapava e Gaúcho. O primeiro turno foi dominado completamente pela equipe do Caçapava, que venceu os quatro jogos fazendo doze gols e sofrendo somente um:

Caçapava 2×0 Gaúcho (29/05)
Caçapava 4×0 Floriano (19/06)
Caçapava 5×1 Minerador (10/07)
Caçapava 1×0 Aymoré (31/07)

O segundo turno iniciou em sete de agosto com Caçapava 1×0 Floriano. Quando tudo indicava que o “Papão-Caçapavano” venceria também o segundo turno, a equipe teve uma queda de produção, perdeu os dois últimos jogos e viu o Gaúcho conquistar o returno.

Com isso, o campeonato teve de ser decidido por Caçapava e Gaúcho em duas partidas ou, como se dizia na época, “em uma melhor de quatro pontos”. Esta final foi chamada pela imprensa da época de “Supercampeonato”. A primeira partida terminou empatada e a segunda foi vencida pelo Caçapava. Com estes resultados o Caçapava sagrou-se Campeão Citadino da 1ª Divisão de 1966.

A equipe campeã teve como treinador o Sr. Lázaro Meirelles e na presidência do clube estava o Sr. Arnaldo Luiz Cassol, um dos próceres do  Caçapava F.C.

A fotografia mostra a equipe do Caçapava F.C que disputou o clássico CARÉ do 2º turno em 14/08/1966.  

Em pé: Lázaro Meirelles (treinador), Amilton, Chonho, Baldissera, Carlinhos, Luiz de Gregório, Itamar Marques (Ita), Tena. Agachados: Zezinho, Pinguela, Carlos, Tronco, Paulinho, João Couto.

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade