Os campeonatos estaduais de amadores organizados pela Federação Gaúcha de Futebol na década de 70 eram divididos em quatro grandes zonas. Os quatro campeões regionais disputavam um quadrangular para apurar o grande campeão estadual de futebol amador. O quadrangular era disputado em uma cidade sede escolhida pela FGF.

Os clubes de Caçapava do Sul disputavam o campeonato pela Zona Centro-Sul. Em 1974, somente Aymoré E.C. e E.C. Gaúcho representaram nossa cidade no certame. O Aymoré realizou uma brilhante campanha que culminou com a conquista do campeonato estadual de amadores da zona centro-sul daquele ano, o que lhe valeu de passaporte para disputar o quadrangular estadual final na cidade de Itaqui.

A campanha iniciou em 05 de maio de 1974 na cidade de São Gabriel, com o Aymoré derrotando o Oriente Futebol Clube daquela cidade. A segunda partida foi o clássico caseiro entre Aymoré e Gaúcho disputado em 18 de maio, que teve a vitória do “Índio-Caçapavano” pelo placar de 3×1.

Em26 de maio, no Estádio Macedão, Aymoré e Oriente empataram em 3×3. Aymoré e Gaúcho encerraram a primeira fase da competiçãocom um empate em 1×1, em clássico disputado no dia 02 de junho. Com este empate, o tricolor ficou em primeiro lugar do grupo e avançou na competição.

Com o fim da primeira fase, a competição iniciou as etapas de mata-mata. O primeiro mata-mata foi disputado contra o Esporte Clube Ferreira de Cachoeira do Sul. Dia 11 de agosto houve um empate em 0x0 na cidade vizinha. No jogo da volta, o Aymoré venceu o Ferreira pelo placar de 2×1 e seguiu adiante na competição.

A partir daí, seguiram-se outros confrontos, até chegar a grande final que foi disputada contra o Olaria Futebol Clube da cidade de Rio Pardo.A primeira partida da final foi realizada no campo do Olaria e terminou empatada. No segundo confronto, o Olaria saiu na frente com gol do centroavante Benjamin.

A equipe de Rio Pardo vencia a partida até os 32 minutos do segundo tempo, quando o jogador Caturra cruzou para a área e o zagueiro do Olaria fez gol contra. A virada veio aos 43 minutos com gol de Robertinho (nosso querido amigo Roberto Antônio Machado), concluindo jogada que teve início em contra-ataque puxado pelo lateral-esquerdo Pé-queimado.

Com esta vitória pelo placar de 2×1, o Aymorésagrou-seCampeão Estadual de Amadores da Zona Centro-Sul de forma invicta.A torcida tricolor presente no Estádio Macedão vibrou como nunca, pois o Aymoré E.C. foi o primeiro clube caçapavano a conquistar um título de caráter estadual.


Grupo de jogadores que o Aymoré utilizou ao longo da competição: Sérgio, Araí, Lalalá, Zé Antônio, Caturra, Geraldo, Tema, Jorge, Cafuné, Jonas, Pé-queimado, Rocha, Pelézinho, Nilton, Zauri,Beto, Edson Cheuiche.

Nilvo Dorneles