Select Page

Memória do Futebol – Esporte Clube Brasil – Nilvo Torres Dorneles

Memória do Futebol – Esporte Clube Brasil – Nilvo Torres Dorneles

A foto mostra a equipe mirim do Esporte Clube Brasil que disputou o amistoso
(Foto: Arquivo/Divulgação)

Em abril de 1982, o Esporte Clube Brasil, o primeiro clube caçapavano dedicado unicamente para categorias de base, realizou dois amistosos em Porto Alegre contra equipes do Sport Club Internacional. Estes amistosos foram realizados em retribuição à visita do colorado gaúcho à Caçapava do Sul em 1981.

A delegação do Brasil, chefiada por seu presidente Sr. Gaudilei M. Vieira, viajou a capital gaúcha em ônibus especial, com a colaboração da Prefeitura Municipal. A comissão técnica foi comandada por Leonardo Silva.

As partidas foram realizadas no campo suplementar do Estádio Beira-rio, no dia 25 de abril, em um domingo de muito sol. O primeiro embate foi entre as equipes mirins e terminou empatado em 2×2. A equipe do Brasil jogou com Rogério no gol, a defesa com Ronaldo (Beto), Arlei, Marcos (Joãozinho) e Zico, meio-de-campo formado por Sandro, Galdino (Dênis) e Júlio (Carlos Arthur) e o ataque com Jairo, Celso e Salvador (Zuca). Os gols do Brasil foram marcados por Jairo e Zuca.

A partida de fundo foi entre as equipes infantis e foi vencida pelo Internacional pelo placar de 2×0. O time do Brasil teve no gol Silvio, na defesa Marcus (Bira), Rivadavia, Luiz Henrique e Gilnei, meio-de-campo com Luiz Aurélio, Zaque e Gilson (Celso) e o ataque com Martim, Alexandre e Tibaju.

À tarde, parte da comitiva foi ao Estádio Olímpico para assistir a final do campeonato nacional e viu o Flamengo de Zico, Junior, Tita, Adílio & Cia ser campeão brasileiro.

Nilvo Torres Dorneles
Pesquisadora

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade