Equipe de Aspirantes do Caçapava F.C campeã citadina de 1947

O ano de 1947 foi dominado pelo Caçapava F.C., pois o clube venceu os campeonatos citadinos nas três categorias disputadas: amador, aspirantes e juvenis. Foi a segunda “tríplice coroa” conquistada pelo clube (a primeira foi em 1945 e terceira viria a acontecer em 1957). Para comemorar este grande feito, a diretoria do clube realizou uma solenidade de entrega de faixas a todos os campeões no dia 24 de dezembro de 1947.

A página esportiva do Jornal Folha do Sul em sua edição nº 31 de 10 de janeiro de 1948, assim descreveu o evento: “Revestiu-se de um brilho extraordinário pela singeleza do ato, pois na ocasião estavam somente a família colorada e os convidados especiais. Saudou os times vencedores o Sr. José C. Núbias que em um belo improviso enalteceu os feitos dos colorados de 1947.Logo a seguir falou em nome da diretoria dos tri-campeões, o Sr. Rubem Saldanha agradecendo a todos que cooperaram para a conquista daquele título.E por fim falou o jogador Edu Miranda em nome de seus companheiros.

Na época, era costume cada jogador convidar uma senhora para madrinha, a qual entregava a faixa de campeão ao seu afilhado. Na solenidade, além dos técnicos e dirigentes, quarenta e seis jogadores foram homenageados. Listamos alguns jogadores e suas respectivas madrinhas: Alvim Marques – Yolanda Pinós, João Gervásio – Sonia Gervásio, Agostinho – Ema Chaves, Sepé Santana – Carlinda Carneiro, Tenis – Any Figueira, Omar Alves – Nilza Tôrres, Gaspar – Magali Marques, Gigica – Silvaninha Dutra, Honorinho – Aurea Antunes e Nasio – Elsa Machado.

Para conquistar o título de campeão de 1947, o esquadrão de aspirantes disputou as seguintes partidas: Caçapava 4×1 Pedreira em 20/07, Caçapava 2×0 Gaúcho em 10/08, Caçapava 1×0 Aymoré em 17/08.
O campeonato foi decidido em 16 de novembro de 1947 em um clássico CARÉ, que foi vencido pelo Caçapava pelo placar de 3×2. O goleador do campeonato foi o jogador Chimango (Luis Carlos Tôrres) com cinco gols.

 

A equipe básica dos Aspirantes tinha a seguinte formação:
Goleiro: Pombinha
Zagueiros: Gigica e Calega
Meio-de-campo: Romeu, Carloci e Salvaterra
Atacantes: Dante, João Veloso, Chimango, Edgar e Honorinho

A fotografia mostra a equipe de Aspirantes do Caçapava F.C campeã citadina de 1947, no Campo do Engenho. Na fotografia está o Sr. Waldeck Trava Dutra, popularmente conhecido como Gigica, ele é o sexto jogador em pé.

Nilvo Torres Dorneles
Pesquisador