Select Page

Memória do Futebol – Índio Caçapavano – Nilvo Dorneles

Memória do Futebol – Índio Caçapavano – Nilvo Dorneles

A conquista do Campeonato Estadual de Amadores da Zona Centro-Sul em 1974 habilitou o Aymoré E.C. a disputar o chamado “Absoluto do Estado”, competição patrocinada pela Federação Gaúcha de Futebol – FGF para apurar-se o campeão amadoristaabsoluto de todo o Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o “Índio Caçapavano” teve que participar de uma eliminatória com dois jogos de ida e volta, com o Sport Club Rio Branco da cidade de Santa Vitória do Palmar. Como as duas partidas terminaram empatadas, foi necessário um terceiro confronto, dessa vez em campo neutro. O local escolhido pela FGF foi o Estádio da Boca do Lobo na cidade de Pelotas.

A partida foi extremamente disputada e equilibrada, sem que nenhuma equipese sobrepusesse à outra e, por isso,terminou empatada em 0x0, tanto no tempo normal quanto na prorrogação. Assim, a decisão ficou para a cobrança de penalidades máximas que foi vencida pelo Aymoré pelo placar de 5×4. Com esta vitória, o Tricolor garantiu vaga no quadrangular que iria apontar o grande campeão estadual de amadores.


Sobre esta partida transcrevemos o que nos foi dito por um dos caçapavanos presentes no estádio, o estimado amigo Eriberto FranciscoRosa, o “Betinho do Café”: “Foi um jogo para testar cardíacos. Nunca esfreguei tanto as mãos como naquele dia”.


As finais do estadual de 1974 foram realizadas na cidade de Itaqui, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, com a participação dos seguintes times: Aymoré, Esporte Clube 14 de Julho de Itaqui, Grêmio Esportivo Pampeiro de Soledade e Sport Club Americano de Novo Hamburgo.


No dia 20 de dezembro o Aymoré estreava no quadrangular, perdendo para o Pampeiro pelo placar de 3×2. A segunda partida foi no dia 21, com nova derrota, desta vez para o 14 de Julho por 3×0. No último dia da competição o Aymoré venceu o Americano pelo placar de 3×0, o que lhe valeu o terceiro lugar no estadual de amadores e uma taça alusiva ao feito. O 14 de Julho venceu todas as partidas e tornou-se tri-campeão estadual de amadores, uma vez que havia vencido os certames de 1962 e 1970.


No ano de seu cinquentenário, o Aymoré conquistou o bi-campeonato municipal, o campeonato amador da zona centro-sul e tornou-se a 3ª força do futebol amador gaúcho.


A fotografia mostrao grupo de jogadores do Aymoré que venceu a partida contra o Americano de Novo Hamburgo.


Em pé: Juca, Zé Araí, ______,Jorjão, Ticáo, Luis Carlos, Pé-queimado.

Agachados:Rocha, Pelé, Cafuné, Robertinho, Zé Antônio, ¬¬Edson Cheuiche, Zauri.

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições