Select Page

Memória do Futebol – Liga Caçapavana de Futebol – Nilvo Dorneles

Memória do Futebol – Liga Caçapavana de Futebol – Nilvo Dorneles

No ano de 1941 foi criada a Liga Caçapavana de Futebol, para ser a entidade responsável pela organização das competições futebolísticas do município. A diretoria da liga era renovada anualmente, através de eleição, e era composta, sempre, por pessoas ligadas aos clubes filiados, para que todos os clubes tivessem representação na entidade.

No início de cada ano, a Liga divulgava o calendário das competições oficiais que, geralmente, eram em número de duas: Torneio Início e Campeonato Citadino, ambas disputadas nas categorias amador, aspirante e juvenil. Antes de iniciar as competições, a Liga abria prazo para os clubes entregarem as fichas de inscrição dos jogadores para a temporada e suas indicações para juízes e bandeirinhas. Naquela época, os árbitros eram escolhidos pelos clubes, sendo que cada clube podia indicar somente um juiz e dois bandeirinhas.

O torneio início abria a temporada e, geralmente, era um quadrangular realizado em dois finais de semana. No primeiro final de semana ocorriam duas partidas. No outro final de semana era realizada a final, disputada pelos vencedores das partidas anteriores.

No ano de 1947, o quadrangular foi disputado por Caçapava, Aymoré, Gaúcho e Pedreira. O regulamento daquele ano estabelecia em 30 minutos a duração das partidas, com até três prorrogações. A primeira prorrogação era de 10 minutos e, caso persistisse o empate, teria a segunda com o tempo de 5 minutos. Se o empate ainda permanecesse, teria a terceira prorrogação sem tempo estabelecido, pois o vencedor seria o time que fizesse o primeiro gol ou que tivesse o primeiro escanteio marcado a seu favor.

O Campeonato Citadino de 1947 foi disputado pelos clubes do quadrangular do torneio início mais a equipe do 14 de Julho. O regulamento previa turno e returno, com todos os times jogando entre si na modalidade de pontos corridos. O campeão seria o time com o menor número de pontos perdidos ao final do returno. As tabelas de classificação naqueles tempos eram organizadas por pontos perdidos e não pontos ganhos.

Este sistema de organização do futebol através de liga de clubes perdurou até 1967, sendo que durante o período de 1941 a 1967 houve apenas uma pequena interrupção, ocorrida no início dos anos 50. O último presidente da Liga Caçapavana de Futebol foi o Dr. Ernani Miranda, que a presidiu de 1966 a 1967. Para substituir a Liga, foi criado o Conselho Municipal de Desportos em 1968 pelo então Prefeito Elpídio Cidade. Sua primeira diretoria foi composta pelos senhores Gazi Goulart, Favorino Chaves Dias, Cyro Carlos de Melo, Tenente Vilson Avancini Mendoza e José Chaves Dias.

Nilvo Torres Dorneles
Pesquisador

Sobre o(a) Autor(a)

Curta nossa página

Confira nas Bancas

Publicidade

Publicidade