Evento será realizado no auditório do Instituto Municipal de Educação
(Foto: Comunicação / Prefeitura)

Caçapava será sede de um debate sobre literatura, História e memória da região do Rio da Prata, compreendida por Rio Grande do Sul, Uruguai e parte da Argentina.
Marcado para 06 de abril, o evento terá como convidados os escritores Oscar Padron Favre, uruguaio, pesquisador e professor de História, e Euclides Torres, jornalista e pesquisador dedicado à História de Caçapava.

Favre estuda a biografia de Fructuoso Rivera, e Torres investiga a trajetória de Bento Manoel Ribeiro. Juntos, eles vão relembrar o encontro que esses dois personagens tiveram em Caçapava, há 180 anos.

O evento faz parte do Projeto Simplicio – Literatura, Memória e Identidade, que tem entre seus objetivos reunir pesquisadores platinos e discutir temas que interligam Brasil e Uruguai, especialmente. O projeto é coordenado pelo jornalista caçapavano João Alberto D. Santos, que é o gestor cultural.

O debate em Caçapava será o terceiro da série que começou em Jaguarão (RS) e em Melo (Uruguai). Aqui, conta com o apoio institucional da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Rádio Caçapava e da Gazeta. Será realizado no auditório do Instituto Municipal de Educação (antiga Urcamp), às 19 horas. A entrada é gratuita.