Select Page

Nas teclas das máquinas de escrever

Nas teclas das máquinas de escrever

Professora Lúcia Albarnaz de Freitas ensinou gerações de caçapavanos
(Fotos: Marcelo Marques / Gazeta de Caçapava)

Antes da era digital para aumentar a produtividade, diminuir erros e aperfeiçoar o trabalho surgiram as máquinas mecanizadas de escrever. O recurso desse novo equipamento tornou mais rápido os trabalhos nos escritórios que antes eram feitos à mão. Quem possuía um diploma do curso de datilografia levava vantagem na hora de garantir uma vaga de emprego.

Por isso, durante 38 anos milhares de caçapavanos passaram pela tradicional Escola de Datilografia Lupin, da professora Lúcia Albarnaz de Freitas. Formada no colégio de freiras de Santa Maria, quando retornou a Caçapava percebeu a falta do ensino da datilografia na cidade.

Em 1963, ela inaugurou a escola na rua 15 de Novembro, 518, e depois ministrou aulas nas Minas do Camaquã. A sala de aula estava sempre lotada, era grande a concorrência para aprender datilografia em uma das suas 10 máquinas da marca Olivetti.

– Quem fazia o curso adquiria habilidade, o que facilitava o trabalho. Por meio dele, os alunos aprendiam as técnicas para datilografar da maneira correta, usando todos os dedos da mão e sem olhar para as teclas. Perdi a conta de quantas pessoas se formaram na escola. Foram médicos, professores, enfim, milhares de pessoas, alguns hoje ocupam cargos importantes em empresas da cidade e do Estado. Com o advento da informática resolvi fechar a escola – disse a professora.

Três das dez máquinas de escrever foram dadas de presente aos filhos. As outras sete foram vendidas. Uma máquina a neta pendurou na varanda para decorar o ambiente.

O curso deixou de existir, mas as lembranças daqueles tempos ainda permanecem.

– Hoje o mundo está tecnológico. Meu neto de dois anos não larga o celular. Sei que é a evolução, mas sinto saudade daquele tempo – comenta.

Escola Lupin tinha 10 máquinas de escrever da marca Olivetti

 

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade