Em 1977, o Aymoré E.C. conquistava, novamente, o campeonato citadino da primeira divisão, tornando-se pentacampeão municipal. Para comemorar o título, sua diretoria realizou mais uma promoção esportiva de vulto: trouxe a nossa cidade o quadro juvenil do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense.

O amistoso de colocação de faixas foi realizado em 04 de dezembro de 1977, no Estádio Municipal Aristides Macedo, com vitória dos juvenis do Grêmio pelo placar de 3×0, gols de Valdir (2) e Coelho. O evento foi um sucesso de público, tendo alcançado uma renda de Cr$ 15.000,00 (quinze mil cruzeiros), a maior renda registrada no estádio municipal até então.

No que se refere ao jogo, o Aymoré resistiu a melhor qualificação gremista a maior parte do tempo. Na primeira etapa o Grêmio atacou bastante mas não marcou gol e o Aymoré teve apenas uma oportunidade para marcar seu tento. Na segunda fase prevaleceu a técnica e o preparo físico dos juvenis gremistas, que não tiveram maiores dificuldades para construir o placar da partida, com os três gols saindo ao natural.
A arbitragem esteve a cargo de Luiz Rosa, árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, auxiliado por Lino e Carlinhos, ambos de nossa cidade.

A equipe do Grêmio formou com: Ivo (Aldo); Valdoir, Nilton (Álvaro), Adilson e Antônio; Valderez, Didi e Toquinho (Jackson); Jorge Mário (Darri), Valdir e Coelho.

O Aymoré formou com: Darcy; Roberto (Carlos), Batista, Ozi e Beto; Lauro (Neneco), Jonas e Zé Antônio; Maú, Enio (Paulo) e Nenê (Patrício).

O escudo acima foi utilizado no fardamento do Aymoré nos anos 70.


Por Nilvo Torres Dorneles