Select Page

Nilvo Torres Dorneles – Memória do Futebol – Quem venceu mais campeonatos?

Nilvo Torres Dorneles – Memória do Futebol – Quem venceu mais campeonatos?

Quem venceu mais campeonatos? Quem tinha a maior torcida? Quem disputou mais campeonatos? São perguntas que muitas pessoas fazem a este colunista. E, ao contrário do que possam imaginar, não é difícil responder a estes questionamentos, uma vez que existe, ainda, muitas fontes para pesquisa.

Salientamos ao leitor que as informações divulgadas nesta coluna são fruto de exaustiva pesquisa em várias fontes como: periódicos que existiram em nossa cidade, livros, material radiofônico de jornadas esportivas da Rádio Caçapava, depoimentos de ex-jogadores e ex-dirigentes, arquivos pessoais e arquivos do Caçapava F.C.

Com relação as disputas na categoria de primeira divisão, nossa pesquisa conseguiu retroceder até o ano de 1398. Infelizmente, não encontramos (e é possível que nem existam) registros sobre competições no período entre 1919 a 1937. Os dados de hoje referem-se, somente, as competições da primeira divisão que tiveram a participação, isoladamente ou em conjunto, dos clubes que formavam o “Quarteto de Ouro”: Caçapava F.C., Aymoré E.C., E.C. Gaúcho e G.E. Floriano.

Vamos, então, as respostas e algumas curiosidades:
– Entre 1938 e 2016 foram realizadas 57 campeonatos da primeira divisão.
– Não foram realizados campeonatos em 22 anos: 1952 a 1954, 1988 a 2006.
– O primeiro campeão de futebol da cidade foi o Caçapava.
– O clube que mais conquistou campeonatos da primeira divisão foi o Caçapava, com 25 títulos.
– O Aymoré foi o clube que mais disputou campeonatos, com 47 participações.
– Em algumas edições os campeonatos foram disputados por apenas dois clubes: Caçapava e Aymoré de 1938 a 1941, Aymoré e Gaúcho de 1970 a 1975. Nestas edições o campeonato nada mais era que duas partidas (ou três, caso houvesse necessidade de desempate).
– O clube com menos títulos é o Gaúcho, com apenas uma conquista em 1972.
– O Aymoré foi conquistar seu primeiro campeonato somente em 1956, quando contava com 32 anos de existência. O Gaúcho esperou 30 anos na fila e o Floriano 52 anos, para serem campeões.
– O clube que detinha a maior torcida sempre foi o Caçapava F.C. Sua torcida era mais numerosa que as torcidas do Aymoré, Gaúcho e Floriano juntas.

O quadro abaixo mostra as estatísticas dos campeonatos citadinos da primeira divisão:

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade