O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e foi intitulado Novembro Azul. O objetivo é que os homens possam ficar atentos à prevenção de doenças, incluindo o câncer de próstata. Em Caçapava, de janeiro a setembro deste ano, foram realizados quase mil testes de Dosagem de Antígeno Prostático Específico, exame utilizado para diagnosticar a doença, e 12 novos casos foram registrados.

Segundo a Secretária Adjunta da Saúde, Aline Medeiros, se o paciente notar que algo não está bem, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para consultar um profissional, realizar exames e receber os cuidados necessários.

– Normalmente, o preconceito e a vergonha levam os homens a deixar de lado procedimentos simples, rápidos e fundamentais para identificar o câncer de próstata ainda em estágio inicial. Precisamos da conscientização destes pacientes para promover a mudança de comportamento, para incorporar o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. Cuidar da saúde é fundamental – destaca Aline.

Por Iara Menezes