Foto: Imagens/Emater-RS

O cultivo do trigo iniciou nas regiões de Frederico Westphalen, Santa Maria, Santa Rosa, Soledade, Ijuí e Bagé. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (04/06), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na região administrativa de Frederico Westphalen as áreas já semeadas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

O plantio se intensificará na primeira quinzena de junho e a expectativa é de aumento de 15% da área de cultivo em relação à safra passada. Na região de Santa Maria, os produtores estão confiantes em uma primavera com menos chuva e numa cotação atrativa para o preço do cereal. Na regional de Santa Rosa, o plantio já atinge 80,7 mil hectares e as lavouras semeadas estão com boa e uniforme germinação, com bom estande.

A produtividade média esperada é de 3.070 quilos por hectare. Na de Soledade, as áreas estão em início de semeadura, favorecida pelo retorno das condições de umidade do solo com as precipitações ocorridas na semana, contribuindo para a boa germinação. Na região administrativa da Emater de Ijuí, o plantio avançou para 30 mil hectares.

As lavouras implantadas apresentam germinação rápida, com estabelecimento inicial satisfatório, conferindo uma boa formação das lavouras. Na de Bagé, na Fronteira Oeste e Campanha, a semeadura foi intensificada devido às adequadas condições do tempo e de umidade do solo, com expectativa de incremento de área.

Nas regionais da Emater de Caxias do Sul, Erechim e Passo Fundo, segue intenso o preparo das áreas para o cultivo do trigo. Em Caxias do Sul, a semeadura inicia em junho, com maior concentração em julho; a perspectiva é de acréscimo de 20% da área plantada em relação à da safra passada, principalmente nas cidades de Muitos Capões, Vacaria e Esmeralda, que juntos correspondem a 81% da área da região.

Em Erechim, os produtores preparam as áreas e adquirem os insumos para o plantio. Há previsão de aumento de área diante da expectativa de preços favoráveis e de uma busca por compensar as perdas ocorridas com as culturas de verão. Em Passo Fundo, os produtores se organizam para o plantio no período que vai de 10 de junho a 10 de julho, com previsão de aumento de 30% na área de plantio em relação a 2019.

Informações: Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural