Crescemos e por muitos anos vivemos sem internet, fazendo pesquisa em livros que eram  fornecidos  pela escola em suas bibliotecas, com poucos recursos  as pesquisas limitavam-se a o dicionário onde pesquisávamos o significado das palavras, e algumas datas  importantes da história.

Hoje a pesquisa é virtual, os textos já vem prontos e as redações na maioria das vezes  copiadas , igual ao discurso da  primeira dama dos estados unidos que foi copiado na integra pela esposa de um outro candidato ,o que faz com que  não tenham que pensar e nem pesquisar apenas imprimir.

E isto cada vez mais vai diminuindo a capacidade de pensamento e de raciocínio, cálculos são feitos no celular, tudo foi transformado graças a tecnologia que avança cada vez mais.

Hoje imaginar-se sem a internet é como se uma catástrofe se alastrasse sobre a terra, já que a internet é a forma que os jovens usam para relacionar-se, fazer compras, pagamentos, e divulgar   todo o tipo de mensagem ou conteúdo.

Se antes tínhamos uma máquina de escrever, e considerávamos muito bom, porém hoje a maioria dos jovens tem acesso aos mais modernos computadores, tabletes, smartphones e iphones de última geração, onde compartilham vídeos e fotos instantaneamente, expondo também suas vidas, sua família.

A internet oferece a oportunidade de uso consciente e para fins de trabalho, lazer, amizades, reencontros, e da mesma forma que quando usadas por alguns de forma irracional pode se transformar numa arma perigosa, com uma velocidade impressionante e na maioria das vezes sem volta.

Desde cedo as crianças devem ser orientadas pela forma correta de  usar as mais diferentes ferramentas que a internet proporciona e de forma organizada, vigiada  consciente  transmitir  e conscientizar  tudo o que de bom  podemos usufruir desta  tecnologia que veio pra ficar e cada dia  mais forte e mais aperfeiçoada de  uma forma ou de outro todos estamos  interligados e fazemos parte deste universo, onde  os conteúdos abrangem todas as idades, sendo conversando, enviando fotos, lendo, pesquisando, jogando, trabalhando, tudo isto  provando que quando utilizamos estes meios para fins  uteis  com certeza temos um grande aliado que cada vez mais facilita o nosso dia a dia.

E não importa a idade  porque as crianças começam  muito cedo  e os mais  velhos  mesmo que relutem um pouco  e tenham medo de acessar este ou aquele aparelho, acabam por ceder, e como dizem as senhoras do comercial de um banco, “ nós somos antenadas”,  fazem vídeos quando querem fazer  fotos  e vice versa, enviam mensagens para remetentes errados, trocam as letras  para digitar devido à falta de visão, porem viver sem internet, nunca  isto é coisa do passado , como dizem, estamos na era digital.

Marilene Marques Machado