Select Page

Opinião – Múltiplos Universos? – Marcírio Chaves

Opinião – Múltiplos Universos? – Marcírio Chaves

No primeiro artigo desta coluna este ano, intitulado ‘Reflexões sobre a nossa noção de tempo: Do bilhão à dezena’, eu comecei a chamar a atenção para a longevidade do tempo. Naquele artigo parti da existência do universo há 13 bilhões de anos. Neste artigo, o foco é outro e mais amplo. O objetivo é refletirmos sobre a possibilidade da existência de outros universos e de outros Big Bangs, a teoria cosmológica sobre a origem do universo.

Edge Lee Smolin, físico teórico uma vez fez a seguinte afirmação: “Eu duvido que o Big Bang tenha sido o começo do tempo, eu suspeito fortemente que nossa história se estende para trás, antes disso”. Essa foi a resposta dele para John Brockman, que em 2004 instigou diversos pesquisadores com a pergunta “O que você acredita que é verdade, mesmo que você não possa provar?”.

Na mesma linha de Smolin, Lawrence Krauss, outro físico, respondeu, sem provas também, que “é provável que haja um número grande, e possivelmente infinito, de outros universos lá fora, alguns dos quais podem estar vivenciando Big Bangs no momento atual”.

A partir dessas afirmações podemos especular sobre se e quando conseguiremos saber ou ter contato com os outros, infinitos universos. Do que são formados? Quantos anos têm? Obedecem as mesmas leis físicas do que o universo que vivemos? Como serão os animais nesses outros universos? Alguns racionais como nós? Se existirem, também terão crenças em amigos imaginários como alguns seres humanos neste universo? Enfim, um conjunto de questões se abre quando assumimos a possível existência de outros universos.

Não sei se estaremos (eu e você leitor) vivos quando realmente teremos a confirmação da existência de múltiplos universos ou universos paralelos, mas cabe desde já refletirmos sobre se estamos sozinhos ou não. De fato, o problema é complexo, e problemas complexos levam tempo para serem resolvidos.
Fica a questão: O universo que podemos observar é só uma parte da realidade física?


Marcirio Silveira Chaves

Professor e Pesquisador, PUCRS
http://mchaves.wikidot.com
mschaves@gmail.com

Sobre o(a) Autor(a)

TV Gazeta

Últimos resultados