Select Page

Os Chimangos trabalham na organização da Festa Mundial do Folclore

Os Chimangos trabalham na organização da Festa Mundial do Folclore

Os trabalhos de organização da 12ª Festa Mundial do Folclore estão intensos. Os Chimangos preparam o evento que ocorrerá de 22 a 31 de julho deste ano. Os principais espetáculos acontecem no Ginásio de Esportes e Cultura “Ciro Carlos de Melo” (Melão), nos dias 27 e 28, em Caçapava do Sul.

Estão confirmadas as presenças de grupos vindos da Argentina, Áustria, Chile e Uruguai. Serão cerca de 170 amigos que estarão hospedados nas casas de famílias caçapavanas e trarão sua arte e cultura para um intercâmbio cultural.
Os Chimangos preparam sua participação, representando o Brasil, com ensaios para criar um novo quadro de danças que será apresentado no Festival. É um exaustivo e prazeroso trabalho que os integrantes do grupo realizam com ensaios durante a semana e também nos finais de semana.

A Festa e Os Chimangos
O Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos” foi fundado em 23 de outubro de 1977, por oito jovens que, na época, já revelavam a preocupação em resgatar a verdadeira arte folclórica latino-americana através da dança, integrada à literatura e aos elementos culturais dos povos da América do Sul.

Com 40 anos de existência, o grupo já levou seu espetáculo a quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, a muitas plateias do Brasil e festivais no Uruguai, Argentina, Estados Unidos, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Hungria, Romênia, Eslováquia e México.

Buscando a perpetuação do grupo, Os Chimangos mantém desde 1987 uma escola de danças visando formar dançarinos comprometidos com o amor ao folclore e conscientes da importância do trabalho em grupo. As aulas são ministradas voluntariamente por componentes fundadores do Grupo onde, além do ensino das danças folclóricas gaúchas e latino-americanas, são abordados diversos outros aspectos da cultura do Rio Grande do Sul, sua história e suas lendas. As crianças e adolescentes fortalecem valores de responsabilidade, dedicação, respeito, disciplina, trabalho em equipe, amizade e amor à família.

A cultura, estimulada pela arte, é o caminho que leva à integração dos povos. Assim, as atividades do Grupo, reconhecidas internacionalmente, permitiram difundir a cultura gaúcha e facilitar o intercâmbio cultural. Com este objetivo, desde 1992, Os Chimangos promovem a Festa Mundial do Folclore.

Evento de maior concentração popular na cidade de Caçapava do Sul e que, a cada dois anos, reúne dançarinos europeus, asiáticos e latino-americanos para divulgar sua cultura e conviver diretamente com a população e com as famílias que os acolhem em suas casas.

A festa da amizade e da convivência, em onze edições (1992-2016), trouxe grupos folclóricos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, China, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, México, Polônia, República Tcheca, Suécia e Uruguai.

Proporciona o intercâmbio artístico-cultural entre a população local e da região com os grupos estrangeiros através da dança, música, tradições e costumes.

O evento, em seus múltiplos espaços artísticos, realiza diversas atividades tais como: desfiles, espetáculos de dança e música, demonstrações culinárias, troca de danças, encontros de confraternização, missa festiva e programas diversos de intercâmbio cultural com as comunidades da região.

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições