Select Page

Pecuária familiar é tema de Dia de Campo em Caçapava do Sul

Pecuária familiar é tema de Dia de Campo em Caçapava do Sul

Melhoramento genético será um dos temas do Dia de Campo da Pecuária Familiar
Foto: Leonardo Hostim

Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul e Prefeitura de Caçapava do Sul promovem, no dia 08 de novembro, quarta-feira, o Dia de Campo da Pecuária Familiar. O evento tem como objetivo levar ao produtor informações importantes para a propriedade, como a gestão rural, o manejo do campo nativo, o melhoramento genético de bovinos, a integração Pecuária-Floresta e o saneamento básico.

“Vamos apresentar questões como a gestão da propriedade, tendo como exemplo a propriedade do produtor Selso Zago. Também vamos falar sobre manejo do campo nativo, já que a propriedade faz parte do programa RS Biodiversidade. O Dia de Campo vai falar também sobre melhoramento genético, saneamento básico e a importância de o produtor reservar uma área para o plantio de árvores e uso dessa madeira. Inclusive nessa estação terá a demonstração de como se faz o tratamento da madeira por substituição de seiva”, explicou o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Caçapava do Sul, Gustavo Rodrigues de Lima.

O evento tem início às 13h30min e acontece na propriedade do produtor Paulo Selso Pazinato Zago, localizada na rodovia RS 357, a 20 km de Caçapava do Sul.

PoloGen
Um dos temas que estarão em pauta durante o Dia de Campo é o Polo de Excelência em Genética de Raças Taurinas (PoloGen), projeto da Embrapa que busca o melhoramento e a disseminação de raças bovinas taurinas, através de parceria com as associações de raça, Emater/RS-Ascar e Senar/RS.

Durante o evento a pesquisadora da Embrapa e coordenadora do PoloGen, Bruna Sollero, apresenta alguns dos resultados do projeto na região de Caçapava do Sul, como animais nascidos nesta estação na propriedade do produtor Selso, que utilizou sêmen de touros da raça Hereford no seu rebanho. A pesquisadora também vai falar sobre a importância da coleta de dados de desempenho dos animais para o produtor e para a pesquisa, assim como a interpretação desses dados para melhor selecionar os animais.

Programação
Gestão da Propriedade – Engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Fernandes;
Manejo de Campo Nativo – Zootecnista da Emater/RS-Ascar, Fábio Schlick;
PoloGen – Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Bruna Sollero;
Saneamento básico – Extensionista social da Emater/RS-Ascar, Julie Bitencourt;
Eucalipto na pecuária – Engenheiro Florestal da Emater/RS-Ascar, Rodolfo Perske.

Comunicação Social Embrapa Pecuária Sul

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade